A Allison Transmission e a Agrale estão exportando ônibus totalmente automáticos para o Chile. Atualmente, as primeiras unidades produzidas no Brasil estão a caminho do país andino e devem entrar em operação logo após sua homologação. A entrega desses 70 modelos deverá ser concluída até o final do ano. Os novos veículos serão usados por diversas empresas para o transporte urbano em diferentes regiões do país.
Os novos ônibus foram selecionados para o sistema de transporte público chileno para melhorar tanto a eficiência quanto o conforto dos usuários. Os novos veículos, que são representados e distribuídos no Chile pela Andes Motor, são construídos sobre o chassi Agrale MT 9000 LE (Low Entry) com motor traseiro. A transmissão usada é Allison da Série T2100 xFE de seis marchas, que foi acoplada ao motor Cummins 3.8 de 162 cv que atende emissões da norma Euro 5.
Segundo a Allison, os veículos equipados com transmissões da marca têm o desempenho maximizado ao mesmo tempo em que colaboram para a redução das emissões e dos níveis de ruído do motor, levando a uma melhor experiência para motoristas e passageiros. Os ônibus automáticos comprovadamente são mais eficientes nas mais variadas situações topográficas das cidades e têm excelente capacidade de partida em aclives com inclinações superiores a 20%.
“As transmissões automáticas Allison tem exigências mínimas de manutenção, o que significa menor tempo de parada e menores custos de manutenção. Cada troca de marcha é feita automaticamente no momento certo, permitindo que cada condutor gerencie precisamente a velocidade e a eficiência do trabalho. Trocas automáticas e contínuas protegem toda a transmissão, bem como a carga transportada, enquanto proporciona uma condução suave e confortável”, comenta Edson Ares Sixto Martins, diretor de vendas da Agrale.
As transmissões automáticas foram integradas nos modelos exportados como um diferencial fundamental do chassi MT 9000 para reduzir a fadiga do operador em condições urbanas e melhorar o conforto do passageiro no trânsito lento.
“Os condutores dos ônibus equipados com transmissões Allison beneficiam-se do fato de poder manter ambas as mãos no volante e a atenção na estrada para uma melhor operação. Além disso, a melhor manobrabilidade permite um controle superior do veículo, assim como os fatores de produtividade serem melhores, aliado a diminuição do cansaço por parte do operador do ônibus durante grandes períodos de trabalho”, complementa Martins.
Agrale e Allison têm um relacionamento de longa data, e esta não é a primeira vez que as empresas desenvolvem um projeto de ônibus urbano. Anteriormente, o chassi Agrale MA 17 recebeu uma transmissão Allison da Série 3000™ com retardador integrado. Esse chassi, com motor dianteiro e transmissão totalmente automática, é sucesso na Argentina, além de despertar interesse em outros mercados da América do Sul.
“Tanto a Allison Transmission quanto a Agrale S.A. estão comprometidas em fazer o melhor produto para nossos clientes, desta vez para o transporte urbano no Chile. Nossas transmissões combinam a atuação do conversor de torque com os controles adaptativos de última geração, o que diminui os solavancos no trem de força do ônibus e proporciona aceleração mais rápida e menor consumo de combustível a frota. Além disso, as automáticas Allison contam com um sistema de monitoramento eletrônico constante, o que permite maior praticidade na verificação do nível do fluido lubrificante, simplifica a manutenção e evita paradas desnecessárias”, afirma Gabriel Ruggiero, Diretor Regional de Operações para a América do Sul da Allison Transmission.