A Transdata passou fornecer todas as soluções de ITS para o transporte coletivo de Ponta Grossa, no Paraná, tanto em software como em hardware. A prefeitura está preparando a licitação do transporte público da cidade. “Mas o fornecimento da tecnologia do sistema é feito separadamente. E optamos pela tecnologia da Transdata. Uma cláusula no edital estabelece que a prefeitura pode indicar o provedor de ITS”, contou à Technibus Diego Vaz, diretor de transporte de Ponta Grossa, durante a Lat.Bus 2024.
Atualmente, a Viação Campos Gerais é a empresa operadora do sistema de transporte de Ponta Grossa. A frota é de 196 ônibus, divididos em 95 linhas, sendo que uma delas é rural, com extensão de 140 km, dos quais 70 km não são asfaltados. A idade média da frota é de oito anos.
Com a implementação do AtlasBox, que é um dispositivo embarcado e multifuncional que faz a interface com o software da Transdata atuando como uma central de processamento e gestão de soluções, a administração poderá ter o controle operacional, dados de telemetria, diferentes meios de pagamento e outras funcionalidades.
Carteira digital, biometria, integração temporal de 90 minutos, pagamento por cartões bancários sem contato e gestão da frota são algumas das melhorias que serão implementadas. Vaz disse que a cidade já conta com um centro de controle operacional (CCO) pronto para ser utilizado. “Já temos também chatbot e um aplicativo customizado”.
O uso de cartões bancários sem contato está sendo implementado gradualmente e já foi instalado em um terminal e alguns veículos. “Também estamos testando o sinal de wi-fi nos ônibus e as câmeras para o CFTV. O sistema de transporte passará por uma ampla modernização”, afirmou Vaz.
Novos contratos-
A Lat.Bus 2024 foi um sucesso de público, com cerca de 22 mil visitantes, e também foi palco para a realização de grandes negócios. A Transdata comemora os contratos que foram fechados durante o evento para fornecimento de ITS: Ilhéus (BA), Itabira (MG), e também a renovação da bilhetagem em Caruaru, em Pernambuco.
O diretor de produto da Transdata, Rafael Teles, detalha como foi o processo de negociação durante a Lat.Bus 2024. “A nossa solução tem um processo de venda consultiva, em que é preciso primeiro conhecer a operação de cada cliente, entender as necessidades, propor as soluções e, por fim, negociar as condições de preço e prazo. Então, os negócios fechados durante a feira normalmente foram iniciados antes dela, assim como durante o evento são geradas novas oportunidades que se concretizarão, ou não, nos meses seguintes.”