A produção de ônibus nas encarroçadoras aumentou 0,04% em julho em relação a junho deste ano, com 2.021 unidades. Na comparação com julho de 2023 (1.405 veículos) o crescimento foi de 43,9%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
No acumulado de janeiro a julho, a produção de ônibus teve incremento de 9,64%, com 12.872 unidades, ante os 11.741 veículos feitos pelas encarroçadoras no mesmo período de 2023. Do total de ônibus fabricados até julho deste ano, 5.203 unidades são modelos urbanos, que representaram 40,42% do total, com queda de 22,05% sobre as 6.676 carrocerias de urbanos fabricadas nos sete meses de 2023.
A quantidade de micro-ônibus atingiu 3.881 unidades, 30,15% do total, e aumento de 80,2% sobre os 2.154 veículos fabricados nos sete meses de 2023. De ônibus rodoviários foram 3.709 unidades produzidas, 28,81% do total, e o aumento foi de 30,47% quando comparado aos 2.843 veículos feitos de janeiro a julho de 2023. De modelos intermunicipais saíram das fábricas 79 carrocerias, superando os 68 veículos fabricados de janeiro a julho de 2023, com 0,61% de representatividade no setor.
A Marcopolo produziu 4.055 carrocerias de ônibus de janeiro a julho deste ano; a Caio Induscar 4.009; a Mascarello 1.742; a Neobus 1.285; a Comil 886; a Carbuss (Busscar) 475, e a Irizar 420.
Exportação e mercado interno
Dos 12.872 ônibus produzidos nos sete meses deste ano, 11.404 unidades foram destinadas ao mercado interno, 10,33% a mais que no mesmo período de 2023 (10.337 unidades). Para o exterior as encarroçadoras enviaram 1.468 veículos – 1.098 rodoviários, 186 urbanos, 184 micro-ônibus –, registrando aumento de 4,6% quando comparado com os 1.404 veículos exportados no mesmo período de 2023.
A Marcopolo exportou 512 ônibus de janeiro a julho de 2023; a Irizar 412; a Comil 233; a Caio 139; a Mascarello 124, e a Carbuss (Busscar) comercializou no mercado externo 48 veículos, segundo a Fabus.