A Volkswagen Caminhões e Ônibus mantém expectativa positiva para o mercado de ônibus. “A nossa estimativa é que 2024 seja melhor em números de vendas e esperamos que continue assim nos próximos anos”, disse Jorge Carrer, diretor de vendas de ônibus da companhia, em entrevista para a Technibus durante a Lat.Bus 2024.
Carrer considera viável o crescimento de 10% neste ano em relação ao ano passado quando foram emplacados quase 21 mil ônibus. “O segmento de rodoviários está indo bem, ainda tem as entregas de veículos do Caminho da Escola que ajudam no volume e este ano está normal com todos os lançamentos de modelos Euro 6”, comentou Carrer. “Se conseguir manter os patamares de vendas acima de 22 mil unidades por um longo período será muito bom para o setor.”
O diretor da Volkswagen comentou que o segmento de transporte de passageiros está de volta aos trilhos. Os operadores, que haviam deixado de renovar a frota de ônibus urbanos durante a pandemia, estão buscando recuperar as perdas e há muitas iniciativas em todo o Brasil.”
A recuperação esperada para o mercado de ônibus, segundo Carrer, depende muito do modelo urbano, que representa mais de 40% das vendas. “É um segmento importante e vem num bom ritmo de retomada”, afirmou.
“Os rodoviários estão algum tempo em franca expansão e também ajudarão neste crescimento, pois voltou de vez e os preços elevados das passagens aéreas têm ajudado bastante a incentivar o transporte por ônibus”, disse Carrer.
O diretor da Volkswagen citou ainda as entregas de ônibus do Caminho da Escola e o segmento de fretamento que, embora seja um pouco menor, acaba se beneficiando da recuperação da economia, a melhora do PIB e a queda na taxa de juros. “Quando soma todas essas iniciativas, não é que o mercado vai explodir, mas volta a crescer depois dos anos difíceis da pandemia, mas sem o urbano é difícil conseguir mudar de patamar”, destacou.
Em julho a produção de ônibus urbanos somaram 1.905 unidades, que foi 15,1% inferior a junho deste ano (2.243 unidades). Mas em relação a julho do ano passado (1.617 veículos) houve aumento de 17,8% e no acumulado de janeiro a julho deste ano o crescimento foi de 50,7%, com 14.367 chassis fabricados, ante os 9.532 feitos nos setes meses de 2023.
PAC da Mobilidade–
Carrer esclareceu que a retração registrada no segmento de urbanos em maio, junho e julho deste ano, deve-se à expectativa em relação ao PAC 3 Mobilidade, que disponibiliza uma linha de financiamento para os municípios que tiveram seus projetos de mobilidade aprovados. “Há muitos municípios de pequeno e médio porte que encaminharam projetos para o ministério das cidades e foram aprovados pelo programa, mas ainda estão na fase de entender como ter acesso ao crédito e quantos ônibus poderão comprar. Estas cidades também têm que se preparar para receber os ônibus elétricos e definir como será a infraestrutura e a operação do sistema de transporte de passageiros”, disse Carrer.
“Mas ainda há no país municípios que estão em processo de renovação de frota, porque compraram menos ônibus nos últimos anos e as frotas ficaram envelhecidas e agora estão buscando outras formas de financiamentos com os bancos de montadoras, com os bancos comerciais e tentando obter a linha Finame do BNDES.”
Carrer informou que a Volkswagen está entregando ônibus urbanos no Brasil inteiro. O carro-chefe da empresa são os modelos com motor dianteiro 17.230 e 17.260. O super ônibus 22.260 de 15 metros para operações em corredores tem sido adquirido por várias cidades, como Goiânia, Belo Horizonte, Joinville, Fortaleza, Recife, Juiz de Fora e Ribeirão Preto. “A Volkswagen vem aumentando sua participação no mercado de ônibus desde o início deste ano e isso deve-se ao sucesso da linha nova Euro 6 lançada no ano passado, além das entregas de veículos do Caminho da Escola. Os nossos objetivos estão se concretizando”, destacou o diretor.
No segmento rodoviário, a aposta da empresa está no novo chassi 18.320 4×2, com suspensão pneumática. “É um modelo indicado para operação rodoviária de curta e média distância e o fretamento”, comentou o diretor.
Lat.Bus–
Na Lat.Bus 2024, a Volkswagen exibiu o seu primeiro chassi elétrico, o e-Volksbus, que começa a ser produzido ainda neste segundo semestre. “Vamos produzir algumas unidades, para começar a produção em série a partir de janeiro de 2025. É um chassi 100% elétrico produzido pela VW e adaptado para as condições do Brasil. O modelo tem piso baixo para carrocerias do tipo padron com capacidade para 82 passageiros e é indicado para linhas urbanas normais e corredores BRT”, destacou Carrer.
“Este ônibus chamou muita atenção na Lat.Bus porque muitas cidades estão estudando a implantação da eletromobilidade e aproveitaram o evento para conhecer o que tem no mercado”, comentou o diretor da Volkswagen.