A Lat.Bus 2024 foi um sucesso de público, superando as expectativas da organização. Em três dias de evento, cerca de 22 mil pessoas, entre visitantes, convidados, profissionais do setor e empresas participantes estiveram no evento

Ônibus elétricos, inovações tecnológicas, novidades em peças, acessórios e serviços, além de grandes fóruns de discussão marcaram a Lat.Bus 2024

Marcia Pinna

Mais de 150 marcas apresentaram na Lat.Bus 2024 os principais lançamentos e tendências para o setor de mobilidade e transporte coletivo de passageiros.

“Nossa proposta era reunir todos os players ligados ao transporte de passageiros e mobilidade, e os empresários de todos os segmentos – urbano, rodoviário e fretamento – em um grande evento. A Lat.Bus se consolidou como um hub latino-americano para o setor”, comentou Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, empresa organizadora da feira.

O evento ocupou dois pavilhões, a maioria das salas do mezanino – utilizadas para abrigar eventos paralelos com diferentes conteúdos –, além de uma área externa de ‘demo drive’, totalizando aproximadamente 30 mil metros quadrados. Para 2026, está definido que essa área será ampliada. “Já estamos planejando a próxima edição da Lat.Bus. E com certeza, será inda mais grandiosa, com um ambiente de negócios aquecido”, afirma Marcelo Fontana.

SEMINÁRIO NTU-

Além dos produtos e serviços apresentados pelas fabricantes de chassis, carrocerias, peças, acessórios e provedores de tecnologia, a Lat.Bus 2024 se destacou pelo nível elevado dos encontros temáticos. O Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) aconteceu nos dias 6 e 7 de agosto, abordando temas fundamentais para o setor como queda no fluxo passageiros, tarifa social, governança, tecnologia e eletrificação.

Um dos pontos altos do seminário foi a apresentação do Anuário NTU 2023-2024, com 11 indicadores que explicitaram o desempenho e os desafios do setor de transporte público por ônibus em nível nacional, quanto a operação, insumos e custos. Segundo o anuário, entre 2014 e 2023, o transporte público por ônibus no Brasil perdeu 44,1% dos passageiros equivalentes (pagantes).

FÓRUNS –

Uma das atrações do terceiro e último dia da Lat.Bus foi o Fórum do Transporte Sustentável, que discutiu os caminhos para a descarbonização do transporte de passageiros, a contribuição do transporte de passageiros na construção de cidades mais limpas, ESG na mobilidade urbana e no transporte de passageiros, a visão das entidades sobre essa jornada, o papel da eletrificação no transporte sustentável, e a eletromobilidade no transporte de passageiros: experiências práticas.

A Oficina de Tecnologia teve como tema central “Tecnologia a Serviço de uma Mobilidade mais Humana”. Profissionais das principais provedoras de tecnologia dedicada ao transporte coletivo urbano participaram do encontro e apresentaram as mais relevantes tendências da atualidade em termos de softwares, hardwares e outras ferramentas e inovações tecnológicas. Também ocorreu um evento promovido pela Abrati, com palestras sobre impactos econômicos e oportunidades no setor de transporte, com o economista Ricardo Amorim.

Lat.Bus 2024 também sediou uma reunião extraordinária do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. Três painéis foram desenvolvidos, todos coordenados por Valdeci Fogaça de Oliveira, presidente do Fórum Paulista e diretor-presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília–SP (EMDURB). 

Veja também