O mercado de ônibus apresentou bom desempenho em julho com o emplacamento de 2.960 veículos, o que representou aumento de 37,55% sobre junho deste ano (2.152 unidades) e de 66,01% sobre julho do ano passado, quando foram comercializados 1.783 veículos no país, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Mas no acumulado de janeiro a julho, a venda de 14.296 veículos ficou 5,84% abaixo dos sete meses do ano passado, que teve 15.182 veículos emplacados no mercado brasileiro.
A Fenabrave destaca que o segmento de ônibus tem conseguido diminuir a retração observada nos primeiros meses de 2024 e que as vendas do acumulado até julho já estão muito próximas das realizadas em iguais meses do ano passado. “O maior número de dias úteis em julho e a última janela das entregas de veículos do programa Caminho da Escola, antes das eleições municipais, beneficiaram o segmento, que já se aproxima do resultado alcançado no mesmo período de 2023”, avalia José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave.
Nas vendas totais de janeiro a julho deste ano, a Mercedes-Benz teve 51,71% de participação. A Volkswagen Caminhões e Ônibus garantiu 20,03%, a Marcopolo 13,44%, a Iveco 8,37%, a Scania 2,80%, a Volvo 2,36% e a Caio Induscar 0,67%, segundo a Fenabrave.