A ViaMobilidade liberou mais quatro novos trens para a operação nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens. A concessionária investiu R$ 4,1 bilhões nessas duas linhas

Das 36 composições adquiridas da fabricante Alstom, mais cinco composições já foram entregues e estão nos pátios da companhia para realização de testes e mais seis serão entregues no pátio da Via Mobilidade nas próximas semanas

A ViaMobilidade liberou mais quatro novos trens para a operação nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, beneficiando os usuários com um transporte mais moderno, seguro e confortável. Com isso, já são 25 novas composições nas duas linhas, resultado do investimento feito pela concessionária, que totalizam, com outras diversas melhorias, R$ 4,1 bilhões.

Das 36 composições adquiridas da fabricante Alstom, mais cinco composições já foram entregues e estão nos pátios da companhia para realização de testes e em breve também devem ser usadas pelos passageiros das duas linhas. Outras seis serão entregues no pátio da Via Mobilidade ao longo das próximas semanas.

As novas composições adquiridas pela ViaMobilidade têm como objetivo proporcionar uma melhor viagem aos passageiros, com mais conforto, segurança e eficiência. Elas possuem, por exemplo, janelas e portas mais amplas, são equipadas com ar-condicionado de última geração e com salão contínuo, o que proporciona maior comodidade e liberdade de movimento aos passageiros.

No âmbito da acessibilidade, os carros dispõem de pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.

Outro diferencial importante é a tecnologia embarcada. As novidades vão desde a contagem de passageiros, até os mapas dinâmicos de linhas, passando por monitores e vigilância por vídeo e câmeras retrovisores. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas e há detectores e extintores de incêndio. A sustentabilidade também foi considerada. Os veículos adquiridos consomem menos energia elétrica que os anteriores.

Cada trem possui oito vagões de aço inoxidável, o que os torna mais leves e com durabilidade de mais de 40 anos.

Veja também