Sonia Moraes
A Mercedes-Benz mantém as perspectivas positivas para o mercado de ônibus devido à forte recuperação do segmento de rodoviário e de fretamento. A empresa, entretanto, revisou suas projeções para todo o setor, com redução nas estimativas de crescimento, passando de 23,2% para 5% neste ano, por causa do atraso nas entregas de veículos do programa Caminho da Escola.
De janeiro a junho deste ano, o mercado de ônibus (incluindo micro-ônibus, escolar, fretamento, urbano e rodoviário) emplacou 8.837 veículos, o que representou uma queda de 21% em relação aos 11.199 veículos vendidos no mesmo período do ano passado. “O efeito desta retração está na morosidade na entrega de veículos do Caminho da Escola”, afirmou Walter Barbosa, vice-presidente de vendas e marketing peças e serviços ônibus da Mercedes-Benz, em entrevista para o portal Technibus.
“Se não levarmos em conta os escolares, o mercado está apenas 2% abaixo do ano passado (contabilizando os seis meses). Com a correção dos números de escolares, devemos chegar ao fim do ano com algo em torno de 21 mil veículos emplacados”, disse Barbosa. A estimativa anterior era de que o mercado chegaria a 25 mil ônibus comercializados no país – incluindo somente os modelos acima de 16 toneladas –, enquanto em 2023 fechou com 20.294 veículos vendidos.
Barbosa comentou que os ônibus escolares começaram a ser emplacados no mês passado, totalizando até agora 1.000 unidades, e que era esperado um volume maior. No segmento médio, de 15 toneladas, as vendas caíram 81% e no segmento de micro-ônibus a retração foi de 60% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período do ano passado. “Este número vai crescer nos próximos meses, haverá um bom volume de modelos escolares no total de vendas, mas não atingirá os 8.000 veículos previstos para este ano. E ainda há eleições municipais, que proíbem a entrega de ônibus escolares a partir de julho. Então, a estimativa é de que teremos no máximo 3.000 ônibus escolares vendidos até o fim do ano.”
Ano desafiador-
Os números atualizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostram que até 11 de julho de 2024 foram entregues pelas montadoras aos entes federados 1.075 ônibus escolares, sendo 768 unidades para o Nordeste, 169 para o Sudeste, 53 para o Sul, 52 para o Centro-Oeste e 33 para o Norte, com o valor de R$ 71.053.341,10 pago a 124 municípios.
O vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz considerou que este ano vai ser desafiador para as montadoras que venceram a licitação do FNDE. “As empresas precisam produzir os ônibus escolares, mas só poderão receber depois das eleições. É uma situação delicada porque as empresas têm os pedidos para produzir, mas não tem a liberação do recurso e o novo prefeito eleito pode não dar continuidade ao pedido.”
Efeitos positivos
Para a Mercedes-Benz, a expectativa de Barbosa é de que o ano será bom, porque os segmentos que a empresa tem mais presença, como o rodoviário, fretamento, urbano e micro-ônibus, vêm tendo desempenho relativamente positivo. Dos 8.837 ônibus emplacados até junho deste ano, 4.078 são da Mercedes-Benz, número 27,45% abaixo dos 5.622 veículos vendidos no primeiro bimestre do ano passado. Com esse resultado, a empresa garantiu quase 50% de participação no mercado total.
No segmento de fretamento, em que está a grande aposta da empresa, foram emplacados 1.137 veículos de janeiro a junho deste ano, crescimento de 78,5% em relação ao mesmo período do ano passado, e a Mercedes-Benz ficou com 42,3% de participação, segundo Barbosa.
Lat.Bus 2024
Na avaliação de Barbosa, a Lat.Bus 2024 será uma grande feira de exposições. “É o maior evento da América Latina, e este ano vamos ter muitas novidades. As marcas vão apresentar as novas tecnologias voltadas para a emissão zero ou a caminho do zero, como o gás híbrido, hidrogênio, elétrico.”
Para a Mercedes-Benz, a Lat.Bus tem grande representatividade. “É a oportunidade para a empresa expor as suas contribuições em produtos e serviços”, destacou Barbosa.
LEIA TAMBÉM: