Segundo o governo de São Paulo, o navio que transporta o primeiro trem da Linha 17-Ouro chegará ao porto de Santos na manhã deste sábado (29/06). A composição passará pelo processo de desembarque e liberação aduaneira para poder ser transportada até a capital paulista. Uma logística especial vai ser adotada para levar o trem até o Pátio Água Espraiada, onde ele passará pelo processo de montagem final, seguido dos protocolos de testes.
O navio “Kong Que Song” partiu em 15 de maio do porto de Zhangjiagang, na região de Xangai, na China, trazendo este trem que faz parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô junto à BYD. A segunda unidade, em fabricação na China, chegará ao Brasil ainda este ano e os demais serão entregues ao longo de 2025, de acordo com o cronograma estabelecido.
O primeiro trem, assim como as demais 13 unidades, foi projetado exclusivamente para atender ao projeto da Linha 17-Ouro, com o modo de operação automática (UTO), utilizando tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC, que, por meio de comunicação via rádio digital, forma blocos móveis entre os trens, permitindo maior aproximação entre eles e a redução do intervalo de circulação.
Cada composição do monotrilho é formada por cinco carros, sendo que os carros de extremidade contam com 21 assentos cada e os carros intermediários contam com 24 assentos cada, totalizando 114 assentos e com capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente.
A composição possui passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).
LEIA TAMBÉM:
BYD Skyrail conclui 70% dos testes de portas de plataforma do monotrilho da Linha 17-Ouro