A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, já reciclou mais de 680 toneladas de resíduos desde o início da concessão. Em 2022 e 2023, 682 toneladas de materiais que passaram pelo processo de reciclagem.
Em 2022, foram 244,63 toneladas de resíduos, considerando o início da concessão em 27 de janeiro. Já no ano seguinte, foram 437,31 toneladas, ou seja, quase o dobro do volume de materiais que passaram pelo processo de reciclagem.
Nesta conta, estão inclusos itens como aerossol, baterias, eletrônicos, resíduo de construção civil, filtros de ar, fios de cobre, lâmpadas, madeira, óleo lubrificante usado, papel ou papelão, plástico, sucata metálica, vidros e até mesmo uniformes dos colaboradores.
Em 2023, os uniformes dos colaboradores foram enviados a diferentes parceiros. Alguns deles realizaram a trituração dos tecidos e a confecção de novas peças. Entre elas, estão nécessaires, bolsas, estojos e cobertores que são doados em campanhas de inverno para pessoas em situação de rua.
Também junto aos parceiros da ViaMobilidade, o processo de reciclagem ofereceu uma oportunidade de trabalho às mulheres egressas que realizaram a separação e descaracterização dos uniformes, assim como a confecção das peças. A parceria garantiu uma fonte de renda e reintegração à sociedade.
Neste ano, os uniformes estão passando por um processo de reciclagem diferente. Agora, as peças são desfibradas e retornam à confecção para fabricação de novos uniformes, que passam a ter em parte de sua composição o tecido reciclado.
Reciclagem de óleo–
Na ViaMobilidade, todo óleo retirado das áreas de manutenção de trens, escadas, elevadores e outros equipamentos das Linhas 8 e 9 é armazenado em coletores apropriados. Em seguida, é feita a coleta pelo fornecedor com veículo próprio para a atividade. Graças a este processo, cerca de 9 toneladas de óleo são recicladas por ano.
O óleo lubrificante usado, por exemplo, passa pelo processo de rerrefino. Na prática, o material passa por diversos processos industriais para remover produtos e aditivos. Assim, um processo industrial de alta complexidade e tecnologia avançada faz com que o óleo tenha características superiores às originais, do primeiro refino.