Sonia Moraes
A Suzantur amplia o teste com ônibus elétrico da BYD na cidade de Mauá, na região do ABC paulista, de dois para quatro veículos. “Até o momento os ônibus estão apresentando desempenho satisfatório”, comentou Claudinei Brogliato, proprietário da Sazantur, em entrevista para a Technibus. O primeiro ônibus da BYD começou a ser testado em Mauá em fevereiro do ano passado. Em março chegou o segundo, em abril o terceiro e em maio o quarto veículo. Os ônibus são do modelo D9A 20.410, padron com 13 metros e carroceria Caio. Estão operando nas linhas 084 Zaira-Centro e 131 Itapeva-Centro.
Além da cidade de Mauá, a Suzantur está avaliando outros ônibus elétricos da BYD no ABC Paulista, sendo sete em Diadema e um em Santo André, totalizando 12 veículos da fabricante chinesa. Segundo a BYD, este ônibus 100% elétrico tem zero emissão de CO2 e é totalmente silencioso. A bateria tem até 250 km de autonomia, com baixo custo de manutenção.
“Entre as vantagens do modelo D9A estão a suspensão pneumática dianteira e traseira que proporciona maior conforto para os passageiros e o sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que confere maior segurança e autonomia ao veículo. A coluna de direção regulável do D9A permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, o que atende a ergonomia.”
Brogliato avaliou como positiva a participação dos ônibus elétricos da fabricante chinesa ao mercado brasileiro e disse que, por enquanto, não pretende testar outras marcas de elétricos.
Renovação da frota-
Além de avaliar os ônibus elétricos da BYD, a Suzantur concluiu a renovação da sua frota de ônibus do transporte coletivo de Mauá com a entrega em dezembro do ano passado de 50 novos modelos Euro 6. Os veículos têm chassis fabricados pela Mercedes-Benz, sendo 30 modelos 1721 e 20 modelos 1619, e carroceria Torino da Marcopolo.
A aquisição dos 50 ônibus para Mauá faz parte do lote com 90 novos ônibus, sendo 30 para a cidade de Diadema e 10 para Santo André. A compra desses ônibus foi anunciada em julho do ano passado pelo proprietário da Suzantur em evento realizado na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP) que contou com a participação do vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Os ônibus foram adquiridos por meio do programa de renovação de frota, instituído pela Medida Provisória 1175, que não está mais em vigor no país.
Brogliato destacou que a renovação da frota de ônibus faz parte do compromisso da Suzantur de oferecer, a cada dia, uma melhor prestação de serviços aos usuários dos ônibus no ABC Paulista. “Além de mais conforto e segurança para a população, ganhamos com a redução na emissão de poluentes e com maior eficiência em custos operacionais, visando a rentabilidade dos nossos negócios”.
Na sua frota, a Suzantur tem atualmente 205 veículos, sendo 201 Mercedes-Benz – 111 modelos OF 1519/52, mais 70 modelos OF 7121 e 20 modelos OF 1619/52 – e quatro BYD D9A 20.410. Brogliato comentou que a Suzantur ainda não recuperou o número de passageiros em relação ao período pré-pandemia e destacou que os maiores desafios enfrentados atualmente pelos operadores de transporte público no Brasil é a remuneração da tarifa.