Sonia Moraes, de Goiânia
Com o lançamento da nova linha de pneus da Série 02, os modelos R02 para o segmento regional utilizado em operações rodoviárias de ônibus e caminhões e a versão G02 exclusivo para aplicação mista on-off no setor canavieiro, florestal e mineração, a Prometeon se prepara para a expansão desses produtos, incorporando a avançada tecnologia, os novos materiais e os reforços nos pneus para o segmento urbano (de ônibus e caminhão), seja elétrico ou modelo convencional.
“É um processo de evolução contínuo de melhoramento dos produtos”, disse Luiz Mari, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Prometeon para as Américas, em entrevista exclusiva para a Technibus, durante o lançamento da nova linha de pneus da Série 02 em Goiânia.
Mari explicou que os pneus para ônibus elétricos têm características específicas porque esses veículos trafegam com peso maior por causa das baterias, com torque muito elevado, o que faz com que o pneu seja consumido rapidamente. “São pneus de baixa resistência ao rolamento e tendem a rondar mais contribuindo para alongar a vida de um veículo elétrico e aumentar o deslocamento desse veículo. Então, não falamos mais de rendimento quilométrico do pneu e sim de autonomia. Esse é o grande diferencial para o veículo elétrico de poder ter um deslocamento maior que um modelo de referência e aí entra a contribuição do pneu desenvolvido para esses veículos.”
Mari comentou que o segmento de veículos elétricos está iniciando no Brasil. “E a Prometeon é uma das pioneiras a desenvolver um pneu para veículos elétricos. Com uma parceira de mais de três anos com a Mercedes-Benz lançamos uma linha especifica de pneus para os veículos elétricos da Mercedes-Benz e estamos desenvolvendo pneus para os ônibus elétricos da Eletra.”
Ricardo Susini, CEO da Prometeon para a América Latina, comentou que a Prometeon está confiante que, com a nova linha de pneus da Série 02, a empresa está oferecendo um produto de mais alto nível do mercado e com isso vai solidificar a marca e ampliar a presença no mercado. “Além do desenvolvimento de produto, a empresa vai estar mais próximo dos clientes, entendo as suas necessidades para poder apoiá-los nos seus negócios.”
Susini acrescentou também que a indústria de ônibus e caminhões e ônibus está crescendo. “Os dados da Anfavea mostram que o nível de produção está bastante equilibrado com o nível de vendas. Então acreditamos que o mercado deve-se manter na forma como começou neste primeiro trimestre.”
Foco na especialização
Susini destacou que desde 2016, quando o grupo Pirelli decidiu se dividir para se especializar e a Prometeon assumiu a divisão de carga da companhia italiana, a equipe de engenharia vem trabalhando para fazer os produtos evoluírem ainda mais. “A Pirelli continua sendo uma das marcas de pneu que a Prometeon produz, mas hoje é uma empresa multimarcas, que atende diversos segmentos do mercado, diversos perfis de consumidores e tem a maior linha de produtos para o segmento profissional.”
Desde que assumiu a divisão de cargas da Pirelli, a Prometeon investiu até hoje no Brasil mais de R$ 700 milhões, com foco no segmento profissional – caminhões, ônibus, agro e OTR – uma parte foi em pesquisa e outra parte em maquinário, renovação de equipamentos e inclui a nova linha de pneus, que absorveu mais de R$ 25 milhões. “Atualmente a empresa é líder absoluta entre as fabricantes de caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de implementos, sendo o fornecedor com maior presença nas empresas destes segmentos”, disse Susini.
O CEO da Prometeon esclareceu que não foi necessário fazer investimentos nas fábricas no Brasil para inserir a nova linha de pneus da Série 02 porque já são bem flexíveis. “Mas fizemos investimentos em laboratórios para ter esse nível de avanço em tecnologia, materiais e nos testes, além de maquinários e processos que de certa forma tem que mudar também, mas não foi uma grande alteração no layout fabril.”
Investimento global
Para o período de 2024 a 2026, a Prometeon já tem programado o investimento global de 300 milhões de euros, o que significa mais de R$ 1,5 bilhão para focar no segmento profissional. “Este é o maior investimento da indústria mundial”, disse Susini.
No mundo a Prometeon está presente em mais de 120 países com a comercialização dos seus produtos. Tem quatro fábricas – uma na Turquia, uma no Egito e duas no Brasil (em Santo André – SP e em Gravataí – RS), que é considerada a maior operação do grupo. Emprega mais de oito mil funcionários, sendo mais de quatro mil no Brasil. “A empresa tem planos de expandir as suas atividades com a inauguração em breve de mais fábrica na América Latina”, destacou Susini.
No Brasil, além das duas fábricas, a Prometeon tem um centro de pesquisa e desenvolvimento em Santo André, que desenvolve pneus para o mercado brasileiro e vários países do mundo, apesar de ter centro de desenvolvimento na Itália e na Turquia. “Para o segmento agrícola, o Brasil é o único em que o centro de pesquisa atende o mundo”, disse o CEO da Prometeon.