Márcia Pinna Raspanti
A Ankai do Brasil, empresa do mesmo grupo da JAC (SHC), apresentou seus modelos de ônibus monobloco para disputar o mercado brasileiro, que ainda dá os primeiros passos na eletrificação do transporte público. Os modelos em exposição no Brasil têm carrocerias de 6, 8, 10 e 12 metros, piso baixo e autonomia de 250 km a 350 km.
A chinesa Ankai, que produz cerca de 20 mil ônibus elétricos por ano, disponibiliza uma linha completa de modelos, incluindo ônibus rodoviários, double decker, e urbanos com até 18 metros – de piso alto e baixo. Segundo o diretor de operações da Ankai do Brasil, Vagner Rigon, outros modelos podem ser trazidos para o Brasil, de acordo com a demanda.
Rigon destaca que, por serem monobloco, os ônibus da Ankai pesam, em média, menos duas toneladas que um modelo composto por carroceria e chassi, o que significa um consumo de energia 20% menor. Os modelos que devem ter maior procura no Brasil, de acordo com o executivo, são os de 8 e 10 metros. “Só a gente tem aqui no Brasil. Acredito que devemos comercializar entre 100 e 150 ônibus elétricos no primeiro ano de operação, e 50% devem ser destes modelos”, projeta. Quanto aos preços dos produtos, Rigon destaca que, apesar da alíquota de importação de 35%, os modelos da Ankai chegam com valores “bastante competitivos” ao mercado brasileiro.
Segundo Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC, afirma que a empresa irá firmar parcerias e irá orientar os clientes em relação à infraestrutura de carregamento.