O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte, é a concessionária responsável pela modernização e expansão da Linha 1, bem como a implantação da Linha 2 do serviço de transporte sobre trilhos da região metropolitana de Belo Horizonte. Para realizar as inovações, o investimento previsto da concessionária é de R$3,9 bilhões.
As intervenções envolvem a revitalização de todas as estações da linha 1, a compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente, iluminação e hidráulico. Estão previstos, também, banheiros com acessibilidade em todas as estações.
Segundo a concessionária, as evacuações dos trens foi reduzida, passando de uma média mensal de 30 para somente uma por mês. O tempo médio de percurso entre as estações Vilarinho e Eldorado foi reduzido em 16%, de 55 para 46 minutos. Já o número médio de viagens em atraso, diminuiu de cerca de 35 para três. Atualmente, o Metrô BH atende cerca de 100 mil usuários nos dias úteis.
Digitalização –
O Metrô BH implantou a bilhetagem digital no sistema em setembro de 2023. A empresa ampliou as possibilidades de compra de passagens pelos usuários. Desde a implantação do novo sistema, o cliente pode validar o embarque pela aproximação de cartões de crédito e débito ou carteiras digitais de smartwatches e celulares, diretamente nos dispositivos instalados na linha de bloqueios.
O usuário também pode pagar a passagem por meio de PIX ou crédito, baixando o aplicativo: Bipay. O App gera um QR Code que pode ser lido nos validadores, em todas as estações. Pelo novo aplicativo, o usuário também tem acesso à localização dos trens e à previsão de chegada das composições nas estações, ganhando autonomia no planejamento de suas viagens. Ainda em setembro de 2023, o Metrô BH equipou trens e estações com wi-fi gratuito. Os equipamentos instalados utilizam a última geração de tecnologia em wi-fi. Assista ao vídeo.
Revitalização da Linha 1 –
Desde novembro de 2023, está em andamento a renovação, tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema. Na via permanente, acontece a substituição de trilhos, de aparelhos de mudança de via e de lastros, além da troca de dormentes de concreto e de madeira e suas respectivas fixações, entre outros processos.
Já na rede aérea de alimentação elétrica dos trens, a modernização, em andamento, aborda trocas de chaves seccionadoras de energia, substituição de fios, substituição de postes de sustentação, dentre outros componentes que trarão mais confiabilidade ao sistema e melhor gestão dos ativos.
A previsão no edital de concessão para a conclusão de revitalização no sistema de rede aérea entre as estações Eldorado e Vilarinho – Linha 1 é março de 2026. Já para os serviços de via permanente, a previsão de conclusão, do mesmo trecho, é março de 2027. O Metrô BH informa que trabalha junto ao governo do estado para antecipar estes prazos.
Modernização –
Em dezembro de 2023, o Metrô BH iniciou as obras de revitalização das estações da linha 1, o que inclui a implantação de novos sistemas elétricos, hidráulicos, de drenagem, de iluminação, reformas de telhados e coberturas, de pisos e pisos podotáteis, reformas de bilheterias e áreas operacionais, construção de banheiros acessíveis, nova pintura interna e externa.
Até 2025, dez das 19 estações do sistema estarão modernizadas. Em meados de 2025, a empresa vai iniciar a reforma das outras nove estações da linha 1. A implantação da estação Novo Eldorado, a 20ª estação da Linha Laranja, com mais 1,6 km de via permanente, está prevista para 2026.
Implantação da Linha 2 –
As obras da implantação da linha 2 do sistema começarão ainda no primeiro semestre de 2024. O sistema vai transformar positivamente a mobilidade urbana de cerca de 90 bairros próximos ao metrô da região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com os estudos de demanda realizados no processo de concessão, só a linha 2 tem projeção futura de transportar até 50 mil passageiros por dia.
O novo traçado terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Assista ao vídeo.