O Fretadão, startup de tecnologia em transporte corporativo, está investindo em segurança com foco nas mulheres passageiras, que correspondem a aproximadamente 55% dos usuários diários. Uma das novidades é o lançamento de uma função de emergência, que inclui um botão de SOS para prioridade de contato direto com a equipe de suporte.
No botão SOS, é possível a passageira escolher uma opção de ajuda, caso perceba algum tipo de situação constrangedora ou nociva. Ao acionar o botão e especificar o motivo, ela é direcionada para a equipe de atendimento e a chamada entra na fila de alta prioridade. Feito isso, o time responsável pelo monitoramento de linhas é acionado para que solicitem ao motorista parar a viagem e atuar diretamente no problema.
Em ações conjuntas com os clientes (empregadores), o Fretadão vem realizando estudos de cenários para menor deslocamento das mulheres aos seus pontos de embarque e desembarque, maior proximidade dos pontos em horários específicos e mapeamento de áreas consideradas de risco para o público feminino.
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva, em cada dez mulheres, nove têm a segurança como principal preocupação em seus deslocamentos. As principais situações apontadas são olhares insistentes, cantadas, assalto/furto e importunação/assédio sexual.
“O compromisso do Fretadão com a segurança e a mobilidade feminina reflete não apenas sua missão como empresa, mas também seu papel na promoção de um ambiente de trabalho e sociedade mais inclusivos e igualitários. Por meio de investimentos em segurança e medidas concretas, a empresa está trabalhando ativamente para garantir que todas as passageiras se sintam seguras e confiantes em suas viagens diárias”, reforça Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.
A startup ainda conta com tecnologia de ponta como aliada no dia a dia, por meio de ferramentas como rastreamento dos veículos em tempo real, telemetria, leitor de embarque e sistemas de monitoramento inteligente. Além disso, há um treinamento específico para conscientizar os motoristas sobre temas como importunação e assédio sexual, além de orientações de boas práticas, postura profissional, comunicação com a equipe e informações para que as passageiras tenham uma viagem segura.