Márcia Pinna Raspanti
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou hoje o fechamento consolidado da indústria automobilística em 2023. A produção de caminhões e ônibus caiu 37,5%, em função dos custos mais elevados das novas tecnologias de controle de emissões, adotadas para atender a etapa P8 do Proconve (Euro 6), válida desde janeiro de 2023.
Em dezembro do ano passado, foram produzidos 1.258 ônibus, enquanto de janeiro a dezembro de 2023, a produção do segmento foi de 20.598 veículos. Houve uma queda de 35,2% no volume de ônibus produzidos em 2023, em comparação ao ano anterior. Se considerarmos o mês de dezembro, a redução foi de 33,3% em comparação a novembro, e de 32,3% em relação a dezembro de 2022. No ano, foram fabricados 16.802 modelos urbanos e 3.796 rodoviários.
Nos emplacamentos, o segmento de ônibus registrou crescimento de 17,7% em 2023 na comparação com 2022, com 20.435 veículos vendidos no ano. Em dezembro, foram emplacados 1.479 ônibus, o que corresponde a uma retração de 6,7% em relação a novembro, mas a uma queda de 35,5% quando se leva em conta o mesmo mês de 2022.
É interessante observar que apenas 44% dos ônibus emplacados em 2023 foram produzidos no mesmo ano, o que reflete o impacto da mudança de tecnologia para o Euro 6. “No segmento de ônibus, existe um hiato temporal entre a fabricação e o encarroçamento. Mesmo assim, a média histórica é de que 67% dos ônibus emplacados costumam ser produzidos no mesmo ano”, destacou Vinícius Pereira, diretor-adjunto da Anfavea.
No ranking das fabricantes, a Mercedes-Benz liderou em 2023 com 11.246 ônibus vendidos, seguida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus com 4.490 emplacamentos. A Agrale registrou 2.910 ônibus emplacados, enquanto a Volvo comercializou 700 veículos. A Iveco ficou com 582 emplacamentos e a Scania com 467.
A Anfavea manteve as projeções em unidades apresentadas na coletiva de imprensa no início de dezembro. Para o segmento de veículos pesados (incluindo caminhões e ônibus), a entidade projetou para 2024 um crescimento de 13,6% nas vendas (146 mil emplacamentos) e 32,1% (160 mil veículos) na produção.
Outro tema bastante abordado durante a apresentação da Anfavea foi a publicação da MP 1.205 que instituiu o Programa Mover. “Trata-se uma política industrial muito moderna e inteligente, que garante previsibilidade a toda a cadeia automotiva presente no país e a novas empresas que chegarem, e ainda privilegia as novas tecnologias de descarbonização, os investimentos em P&D e favorece a neoindustrialização”, afirmou o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite.