Sonia Moraes
As fabricantes de carrocerias produziram 1.536 ônibus em novembro de 2023, o que representou uma redução de 6,92% sobre outubro deste ano (1.651 unidades) e de 10,2% em relação a novembro de 2022, quando foram fabricados 1.711 veículos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
No acumulado de janeiro a novembro deste ano a produção totalizou 18.075 unidades, 4,95% superior aos 17.223 veículos fabricados nos 11 meses de 2022. Do total de ônibus produzidos até novembro, a maior quantidade foi de modelos urbanos, com 9.717 unidades, que representaram 53,76% do total com aumento de 10,97% sobre as 8.757 carrocerias feitas nos 11 meses de 2022.
Os rodoviários somaram 5.035 unidades, 27,86% do total e aumento de 13,74% sobre o período de janeiro a novembro de 2022, quando foram fabricados 4.427 veículos. De micro-ônibus, foram montadas 3.228 unidades, que representaram 17,86% do total e retração de 18,67% sobre os 3.970 veículos fabricados nos 11 meses do ano passado.
De modelos intermunicipais saíram da linha de montagem 95 ônibus, 0,53% do total e superior aos 69 veículos fabricados de janeiro a novembro de 2022.
A Marcopolo produziu 6.557 ônibus de janeiro a novembro de 2023, a Caio fez 5.399, a Mascarello 2.485, a Comil 1.265, a Neobus 1.141, a Carbuss (Busscar) 653 e a Irizar 575 veículos.
Dos 18.075 ônibus produzidos de janeiro a novembro deste ano, 15.654 foram destinados ao mercado interno, 13,55% a mais do que nos 11 meses de 2022 (13.786 unidades), e 2.421 veículos tiveram como destino o mercado internacional, que representou uma queda de 29,54% sobre os 3.437 veículos exportados de janeiro a novembro de 2022.
Do total de ônibus exportados pelas empresas, 1.807 unidades são modelos rodoviários, 431 urbanos, 174 micros e nove são intermunicipais. A Marcopolo exportou 1.127 ônibus, a Irizar 555, Comil 266, Caio 225, Mascarello 133 e a Carbuss (Busscar) 115 ônibus, segundo a Fabus.