Sonia Moraes
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) finalizou a licitação do programa Caminho da Escola. A estimativa do governo federal era de comprar 16,3 mil ônibus escolares, mas com as ofertas das fabricantes apresentadas se chegou a 15.320 veículos que serão usados para o transporte de estudantes no país, ficando sem proposta 980 veículos.
Entre as empresas que participaram da concorrência, a Iveco vai fornecer o maior lote, de 7,1 ônibus escolares com carrocerias Mascarello e Caio – 3,6 mil modelos na categoria ORE 2 rurais com capacidade para 44 estudantes e 3,5 mil unidades ORE 3 com capacidade para 59 alunos.
A Volkswagen vai entregar 5,6 mil veículos – quatro mil unidades na configuração ORE 1 (ônibus com comprimento máximo de sete metros e capacidade mínima para 29 estudantes sentados), construída com base no chassi Volksbus 8.180E, e 1,6 mil modelos Onurea PA (ônibus urbano escolar acessível) configurada no Volksbus 8.180 – todos com carroceria Marcopolo.
A Volare vai fornecer 2,22 mil ônibus – mil modelos ORE 1 (4×4), 800 modelos Onurea PB, 180 ORE 1 automático, 100 ORE 1 (4×4), 100 Onurea PA automático e 40 Onurea PB automático. E a Agrale vai entregar 400 veículos ORE zero Marruá 4×4. As empresas têm até 2025 para concluir a entrega dos veículos.
Os 16,3 mil ônibus escolares foram divididos em três lotes com 18 tipos de veículos. Os 980 modelos que não receberam propostas são: ORE 2 automático (150 unidades), ORE 3 automático (180 unidades), ORE 1 automatizado (180 unidades), ORE2 automatizado (150 unidades), ORE 3 automatizado (180 unidades), Onurea piso alto (100 unidades) e Onurea piso baixo automatizado (40 unidades).
Agora as empresas têm que apresentar a documentação, e as prefeituras já podem fazer os pedidos, segundo informou Ruben Bisi, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).