Sonia Moraes
As encarroçadoras tiveram aumento de 7,5% na produção de ônibus em outubro, com 1.651 unidades, em relação a setembro deste ano, quando foram fabricados 1.536 veículos. Na comparação com outubro de 2022 (1.866 unidades) a alta foi de 13%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
No acumulado de janeiro a outubro de 2023, a produção de carrocerias de ônibus atingiu 16.539 unidades, 6,62% a mais do que nos dez meses de 2022, quando foram fabricados 15.512 veículos. Do total de ônibus produzidos até outubro , 9.015 são modelos urbanos, número que representa 54,51% do total e corresponde a um aumento de 26,18% sobre os dez meses de 2022.
De modelos rodoviários, foram finalizados 4.451 veículos, 26,91% do total, e um aumento de 12,55% sobre os 3955 veículos feitos de janeiro a outubro de 2022. De micro-ônibus saíram das fábricas 2.982 ônibus, 25,12% a mais do que nos dez meses de 2022 (3.731 unidades) e 18,03% do total. De intermunicipais, foram produzidos 91 modelos, 0,55% do total e superior aos 61 ônibus finalizados de janeiro a outubro de 2022.
A Marcopolo produziu 5.769 ônibus, a Caio 5.124, a Mascarello 2.266, a Comil 1.144, a Neoubus 1.141 e a Carbuss (Busscar) 586 veículos.
Exportação e mercado interno
Dos 16.539 ônibus produzidos de janeiro a outubro deste ano, 14.348 foram destinados ao mercado interno e 2.191 tiveram como destino o mercado internacional, que representou uma queda de 30,41% sobre os 3.243 veículos exportados nos dez meses de 2022.
Do total de ônibus exportados pelas empresas, 1.603 unidades são modelos rodoviários, 420 urbanos, 159 micros e nove são intermunicipais. A Marcopolo exportou 1.022 ônibus, a Irizar 489, Comil 226, Caio 225, Mascarello 131 e a Carbuss (Busscar) 98, segundo a Fabus.