De acordo com levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de veículos, em setembro tiveram queda de 5,4%, na comparação com agosto. Já em relação ao mesmo mês de 2022, houve alta de quase 4,8%. Com isso, no acumulado ano, considerando janeiro a setembro, o setor registra crescimento de 12,5%, com quase todos os segmentos apresentando resultado positivo.
Em setembro, o mercado de ônibus registrou recuo de 4,01% em relação ao mês anterior. Já em comparação a setembro do ano passado, houve queda de 26,34% nos emplacamentos, enquanto no acumulado de janeiro a setembro, a expansão chegou a 23,7%. Apesar da ligeira retração dos emplacamentos de ônibus em setembro, o segmento segue com desempenho positivo em 2023, na avaliação da Fenabrave.
“Os emplacamentos de ônibus passam por um momento de consolidação da recuperação iniciada ainda em 2022. Esse, que foi um dos segmentos mais impactados pela pandemia, vem se recuperando e mais ainda neste ano, quando foi beneficiado pelo programa Caminho da Escola, cuja implantação foi efetiva para o setor. Temos, inclusive, informação de que, no próximo dia 9 de outubro, serão licitados mais 16,3 mil ônibus, como parte deste programa, o que impactará, positivamente, o ano de 2024 também, já que não haverá tempo para a transação efetiva ser concluída ainda este ano” , afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave.