A Iveco Bus entregou 39 unidades do chassi 17-280 para as empresas Auto Viação Antonina, Transporte Coletivo Piedade, Empresa de Ônibus Campo Largo e Araucária Transporte Coletivo da Grande Curitiba, no Paraná.
A renovação faz parte de uma série de melhorias no transporte público de Curitiba, que inclui a construção de novos terminais e obras de infraestrutura, e reforça a confiabilidade comprovada da marca, para levar os passageiros com segurança e conforto. O concessionário Iveco Florença foi responsável pela negociação, oferecendo o suporte na entrega e pós-vendas.
O Iveco Bus 17-280 tem a maior potência e torque entre os chassis de motor dianteiro e está equipado com o motor N67 da FPT Industrial de seis cilindros e 280 cavalos de potência, incorporando o conceito de downspeeding. A solução permite operar o ônibus com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor.
O Peso Bruto Total (PBT) de 17 toneladas permite montar o chassi em diferentes configurações de carroceria. Conjunto suspensão e freios de alta tecnologia oferecem estabilidade e segurança, com menor custo de manutenção e maior estabilidade. “É a garantia de ter um veículo rentável, econômico e de alta qualidade”, destaca Fernando Quadrelli, coordenador de marketing produto da Iveco Bus.
Produzido no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o Iveco Bus 17-280 faz parte da operação diária de capitais em diferentes regiões do Brasil. Entre elas, São Paulo, Goiânia, Manaus e São Luís. “Em Curitiba, não poderia ser diferente”, ressalta Quadrelli. “Força bruta para os desafios do transporte urbano, com capacidade máxima e menor custo operacional, estão no DNA do nosso produto.”
Para Rodrigo Corleto Hoelzl, diretor superintendente das empresas Viação Antonina, Transporte Coletivo Piedade e Empresa de Ônibus Campo Largo, que compõem o Grupo Melissatur, é fundamental contar com um produto que atenda as exigências da operação. O empresário atenta que a qualidade do serviço prestado é resultado não apenas da vida útil dos ônibus, como também da tecnologia adequada. “Manter a qualidade do serviço prestado é sempre buscar produtos com uma tecnologia adequada à operação e com os padrões de qualidade que sempre marcaram nossas operações. A escolha pela Iveco Bus reflete a tecnologia do veículo, bem como a disponibilidade, o bom trabalho do concessionário e as soluções financeiras oferecidas pelo banco Iveco Capital”, afirma.
Edson Vasconcelos, diretor da Araucária Transporte Coletivo, reforça o aspecto de disponibilidade de frota e aponta outros pontos-chave que levaram a empresa a optar pelo Iveco Bus 17-280. “Neste início da operação, a performance, a economia e o conforto nas trocas de marcha nos surpreenderam positivamente”, diz Vasconcelos.
Chassi 10-190–
Além dos 39 novos ônibus para o transporte coletivo da Grande Curitiba, a Iveco Bus também forneceu três chassis 10-190 para a empresa Melissatur e 16 chassis 17-280 para a empresa Sharp, que opera em Araucária, na região metropolitana.
Assim como o modelo de 17 toneladas, o Iveco Bus 10-190 é preparado para diversos tipos de operação. Equipado com motor FPT N45, de quatro cilindros e 190 cavalos de potência, o chassi de 10,5 toneladas permite ao cliente configurar o micro-ônibus para a sua necessidade. “Sua condução é suave, com redução da necessidade de troca de marcha, o que também resulta no menor consumo de combustível da categoria”, acrescenta Quadrelli.
Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para América Latina, reforça o trabalho em equipe realizado com o concessionário Florença junto aos clientes do Paraná. “Oferecemos o que há de melhor no mercado de transporte de passageiros, sempre ouvindo as necessidades do operador. Essa parceria só é bem sucedida graças à proximidade com nossa rede de concessionários, preparada para suportar as soluções em pós-vendas no dia a dia das garagens”, afirma.