Sonia Moraes
A produção de ônibus nas encarroçadoras teve redução de 9,93% em julho de 2023 em relação a junho deste ano, de 1.713 para 1.405 unidades. Na comparação com julho de 2022 (1.713 unidades), a queda é de 17,93%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus). De janeiro a julho de 2023, as fabricantes de carrocerias acumularam aumento de 19,02% na produção de ônibus, que chegou a 11.741 unidades, ante os 9.865 veículos fabricados no mesmo período de 2022.
Do total de ônibus fabricados até julho deste ano, 6.676 são modelos urbanos, que representaram 56,86% do total, com aumento de 37,17% sobre as 4.867 carrocerias de urbanos fabricadas nos sete meses de 2022.
A quantidade de ônibus rodoviários totalizou 2.843 unidades, 24,21% do total e avanço de 5,7% quando comparado aos 2.690 veículos feitos de janeiro a julho de 2022. O volume de micro-ônibus atingiu 2.154 unidades, 18,35% do total e redução de 4,62% sobre os 2.259 veículos fabricados nos sete meses de 2022, e o de modelos intermunicipais somou 68 unidades, superando os 49 veículos fabricados de janeiro a julho de 2022, com 0,58% de representatividade no setor.
A Caio Induscar produziu 4.031 carrocerias de ônibus de janeiro a julho, a Marcopolo 3.617, a Mascarello 1.517, a Neobus/Ciferal 1.139, a Comil 751, a Carbuss (Busscar) 390 e a Irizar 296.
Exportação e mercado interno –
Dos 11.741 ônibus produzidos nos sete meses deste ano, 10.337 foram destinados ao mercado interno, 30,67% a mais que no mesmo período de 2022 (7.911 unidades). Para o exterior, as encarroçadoras enviaram 1.404 veículos – 1.016 rodoviários, 311 urbanos, 68 micro-ônibus e nove modelos intermunicipais –, registrando queda de 28,1% quando comparado com os 1.954 veículos exportados no mesmo período de 2022.
A Marcopolo exportou 665 ônibus de janeiro a julho de 2023, a Irizar 276, a Caio 180, a Comil 116, a Carbuss (Busscar) 85 e a Mascarello 82 veículos, segundo a Fabus.