Sonia Moraes
As vendas de ônibus tiveram redução de 15,70% em julho, com 1.783 veículos emplacados no mercado brasileiro, ante as 2.115 unidades vendidas em junho deste ano. Mas no acumulado de janeiro a julho registrou crescimento de 41,24%, com 15.182 veículos comercializados no país, ante os 10.749 modelos vendidos nos sete meses de 2022, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Na avaliação da Fenabrave, a grande oscilação no mês não muda o cenário de recuperação no ano. “Por se tratar de um segmento de volumes mais baixos, pequenas diferenças, em unidades, aparecem como grandes saltos ou quedas percentuais. Enxergamos o mercado de ônibus em um processo contínuo de recuperação, tanto que ele está positivo no ano. Os programas governamentais de transporte público, como o Caminho da Escola, colaboram para a recuperação deste mercado e prometem colaborar para a retomada do segmento”, afirma José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave.
No ranking entre as dez marcas mais vendidas de janeiro de julho no país, estão:
1º Mercedes-Benz, com 8.448 unidade e 55,64% de participação
2º Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 3.208 unidades e 21,13%
3º Marcopolo, com 2.141 unidades e 14,10%
4º Iveco, com 542 unidades e 3,57%
5º Volvo, com 526 unidades e 3,46%
6º Scania, com 178 unidades e 1,17%
7º Agrale, com 122 unidades e 0,80%
8º Caio Induscar, com dez unidades e 0,07%
9º Lvtong, com quatro unidades e 0,03%
10º Higer, com uma unidade e 0,01%