Transporte coletivo urbano perde Eurico Galhardi

O ex-presidente do Conselho Diretor da NTU, associação que representa o setor de ônibus urbano no país, faleceu na noite de sexta-feira (23) no Rio de Janeiro

Referência nacional no setor de mobilidade urbana e conhecido como um dos pais do vale-transporte, o advogado e empresário Eurico Divon Galhardi, 81 anos, faleceu na última sexta-feira, 23 de junho, no Rio de Janeiro. Eurico Galhardi foi diretor técnico, vice-presidente e, mais recentemente, presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), tendo atuado na associação desde sua fundação, em 1987. Desempenhou também as funções de presidente executivo e presidente do conselho superior do Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio de Janeiro (Rio Ônibus); era ainda diretor financeiro da Viação Vila Real.

Advogado e bacharel em comunicação social, com mestrado em Transport Business (MTB) pela Coppe-RJ, Eurico Galhardi iniciou, na década de 1970, sua trajetória no segmento do transporte público. Foi membro da equipe que elaborou o vale-transporte, na década de 1980, um marco na inclusão social de milhões de trabalhadores brasileiros, e participou de importantes projetos para a estruturação de avanços no campo de acessibilidade nos transportes, como membro da equipe de elaboração das Normas Técnicas Brasileiras 15.570 e 14.022 (fabricação de veículos para transporte coletivo e de acessibilidade). Também participou do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do PAC Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016). Foi ainda membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), do ministério do meio ambiente; conselheiro de serviços logísticos do Plano Brasil Maior, do ministério do desenvolvimento, indústria e comércio exterior; e conselheiro do conselho das cidades do ministério das cidades.

Entusiasta do transporte público coletivo, foi mentor de toda uma geração de executivos do setor. Idealizou e coordenou o Museu Virtual do Transporte da NTU e inspirou a criação do Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi (CDMEDG), instalado na sede da NTU em 2015, a partir da doação de parte de seu acervo pessoal de milhares de miniaturas de veículos e modos de transportes, um hobby que cultivava desde a juventude. O CDMEDG registra os momentos mais significativos da evolução da mobilidade urbana no Brasil e no mundo, com exposição aberta ao público. Pesquisador da história do transporte, Eurico Galhardi foi autor dos livros “Conduzindo o Progresso” e “Fogueira da Insensatez – Por que queimam ônibus no Brasil”.

Pelos relevantes serviços prestados ao setor de transporte urbano e metropolitano de passageiros no país, Eurico Galhardi foi agraciado, em 1997, com a medalha do mérito do transporte urbano brasileiro, na categoria empresário. Natural do Rio de Janeiro, Eurico Divon Galhardi deixa três filhos, cinco netos e duas bisnetas. Deixa, também, um grande legado na construção e fortalecimento dos sistemas de transporte público do município do Rio de Janeiro e de todo o país.

Veja também