Márcia Pinna Raspanti
A prefeitura de Cachoerinha, na região metropolitana de Porto Alegre (RS) e a Transbus, operadora de transporte coletivo da cidade, se preparam para implementar o serviço de transporte sob demanda. Por meio de um aplicativo, o usuário pode fazer a reserva de seu lugar e um ônibus vai buscá-lo no ponto de embarque mais próximo. A previsão é que o projeto se inicie ainda neste mês.
A prefeitura acredita na inovação como uma forma de atrair mais passageiros para o transporte público. “A atual administração municipal é nova, tivemos eleições na cidade junto com as eleições nacionais. Esta gestão chegou para mudar o município e trazer melhorias. No transporte público, queremos agregar mais qualidade e tecnologia, modernizando o sistema”, comenta Emerson Santos, secretário de mobilidade de Cachoeirinha.
O serviço chamado de Teu Bus será realizado em um primeiro momento por sete ônibus com ar-condicionado, em uma área da cidade pré-determinada. A tarifa será a mesma do transporte seletivo R$ 6,25, enquanto as linhas de transporte seletivo em operação atualmente serão atendidas por ônibus do transporte convencional. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou pelo cartão de transporte Teu, e em breve via aplicativo pelo PIX. O projeto já foi objeto de uma audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade.
“A proposta é trazer mais qualidade para quem usa o sistema. Entendemos que o transporte público precisa oferecer atrativos para trazer mais passageiros para as linhas municipais. Com o aplicativo do Teu Bus, será possível programar viagens, ter mais conforto e previsibilidade nos deslocamentos”, destaca Santos. O secretário observa que, além do serviço de transporte sob demanda, a Transbus tem realizado a renovação da frota e houve a criação de novas linhas para atender melhor a população. “Além disso, a prefeitura está subsidiando a tarifa para evitar reajustes nos próximos meses.”
A Transbus adquiriu cinco ônibus novos em 2022 e mais oito neste ano, com chassis Volkswagen e Mercedes-Benz, e carrocerias da Mascarello. A meta é incorporar dez ônibus novos por ano, nos próximos quatro anos.
Fernando Casagrande, proprietário da Transbus, acredita que a tecnologia é uma grande aliada para facilitar a vida do passageiro. “É preciso estar conectado com a realidade atual e buscar sempre a inovação. O serviço é uma novidade e também um desafio, mas acreditamos que será bem aceito pela população. Tivemos a ideia de trazer o transporte sob demanda para a cidade e o poder municipal nos apoiou”, lembra. Os ônibus do Teu Bus terão uma pintura diferenciada para se destacar da frota convencional.
O Teu Bus vai funcionar com uma plataforma desenvolvida pela Liftango e fornecida pela Optai no Brasil. O sócio diretor da Optai, Humberto Maciel, enfatiza que o serviço de transporte sob demanda vai complementar o transporte público tradicional. “A ideia é concorrer com serviços como Uber e 99, e ser um complemento ao transporte coletivo”, afirma. Para calcular a demanda em relação ao serviço, a Optai conta com um laboratório de simulações, abastecido com informações detalhadas sobre o projeto. “Temos formas de fazer a gestão da frota de acordo com a procura pelo serviço, que deve crescer gradualmente.”
Segundo o diretor da Optai, outras prefeituras da região estão interessadas em implementar projetos semelhantes. Um dos pontos importantes para o sucesso do serviço é uma campanha de divulgação detalhando a operação do Teu Bus. “A comunicação com a população é fundamental para o sucesso do serviço”, comenta Humberto. A Optai também está realizando treinamentos dos multiplicadores do serviço, como motoristas, profissionais de vendas e de marketing.