Produção de ônibus recua 37,3% no primeiro bimestre

A Anfavea atribuiu a retração nos volumes de janeiro e fevereiro à parada para as férias coletivas, ao feriado de Carnaval e à mudança de fase do Proconve, de Euro 5 para Euro 6

Sonia Moraes

A produção de ônibus atingiu em fevereiro 1.275 unidades, 63% acima dos 782 veículos fabricados em janeiro deste ano. Em comparação com os 1.956 veículos fabricados em fevereiro de 2022 a retração foi de 34,8%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, atribuiu o aumento da produção em fevereiro deste ano à retomada dos volumes depois da parada para as férias coletivas em janeiro. “A queda em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado ocorre por causa de menos dias úteis devido ao feriado de Carnaval e à mudança de fase do Proconve para a legislação de emissões, de P7 para P8, referente à Euro 6”, esclareceu.

Devido a esses fatores e também à falta de semicondutores que em menor intensidade ainda afeta as montadoras, a produção de ônibus no primeiro bimestre de 2023 ficou 37,3% abaixo do mesmo período do ano passado, totalizando 2.057 veículos, ante as 3.281 unidades fabricadas de janeiro a fevereiro de 2022. “Agora a produção dos ônibus Euro 6 está em fase de rump-up e vai crescendo conforme aumenta a demanda”, explicou Bonini.

Dos 2.057 ônibus produzidos no primeiro bimestre deste ano, 1.813 são modelos urbanos, 38,1% abaixo dos 2.930 veículos fabricados de janeiro a fevereiro de 2022. De modelos rodoviários, foram 244 ônibus, 30,5% menos que nos dois primeiros meses do ano passado, quando o volume atingiu 266 veículos, segundo a Anfavea.

Vendas-

O resultado de vendas de ônibus foi positivo no início de 2023. No mês de fevereiro, em comparação a janeiro (1.714 ônibus), o aumento foi de 12,9%, com 1.935 veículos emplacados. Em relação a fevereiro de 2022 (921 unidades), o crescimento foi de 110,1%.

No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, a expansão foi de 86,2%, com 3.649 veículos comercializados no país, antes os 1.960 veículos licenciados no primeiro bimestre do ano passado.

Bonini explicou que o volume de vendas de fevereiro e do primeiro bimestre deste ano é referente aos modelos Euro 5 produzidos até o final de 2022. “Ao longo de três meses vamos conseguir ter uma visão mais clara de como será a tendência de produção e vendas para este ano.”

Mercado externo-

As exportações de ônibus tiveram bom desempenho no início de 2023, alcançando em fevereiro 303 veículos, um número 4,5% superior a janeiro deste ano (290 unidades) e 33,5% a mais que em fevereiro do ano passado, cujo volume atingiu 227 unidades.

No acumulado de janeiro e fevereiro de 2023, as exportações de ônibus totalizaram 593 unidades, 3,7% acima dos 572 veículos exportados no primeiro bimestre do ano passado.

Nos dois primeiros meses do ano, foram exportados 415 ônibus urbanos, 16,2% a mais em janeiro a fevereiro de 2022 (357 unidades). De rodoviários, foram 178 ônibus, 17,2% a menos que no primeiro bimestre de 2022, cujo volume atingiu 215 unidades.

Ranking –

No ranking de vendas do primeiro bimestre de 2023, a liderança ficou com a Mercedes-Benz, com venda de 1.537 ônibus, um resultado 75,7% superior ao mesmo período de 2022 (875 unidades). O segundo lugar ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que vendeu 1.030 veículos, 105,6% superior a janeiro e fevereiro do ano passado, cujas vendas atingiram 501 ônibus.

A Agrale ficou em terceiro lugar com 785 ônibus emplacados no primeiro bimestre deste ano, 68,1% acima do que vendeu no mesmo período de 2022 (467 unidades), e a Volvo ficou em quarto lugar com 180 ônibus vendidos no país nos dois primeiros meses do ano, 68,1% a mais que em janeiro e fevereiro do ano passado (68 veículos).

Na sequência, está posicionada a Iveco com 50 ônibus vendidos até fevereiro, com aumento de 117,4% sobre o mesmo período do ano passado (23 unidades), e a Scania que vendeu 36 veículos no país, 260% a mais que primeiro bimestre de 2022 (dez ônibus).

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