As obras do BRT-ABC avançam com a interdição parcial da avenida Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, para início da construção da pista de concreto armado onde circularão os futuros ônibus elétricos. A Fase 1 do projeto compreende um trecho de 1.750 m de uma das principais avenidas do Grande ABC, ligando o centro de São Bernardo (Paço Municipal) ao bairro de Rudge Ramos, próximo à divisa com São Caetano do Sul.
As obras destinam-se à confecção do pavimento em concreto armado da pista onde circulará o BRT-ABC., incluindo remoção do asfalto, drenagem do solo, reforço do muro de contenção do Ribeirão dos Meninos e preparação da sub-base do pavimento.
O BRT-ABC é um modal em via segregada, que atenderá uma demanda inicial estimada em 173 mil passageiros por dia, podendo ser ampliada a qualquer tempo, de acordo com a necessidade. O sistema será inteiramente atendido por uma frota de 82 ônibus elétricos fabricados no Brasil pela Eletra, com tecnologia nacional, em parceria com outras importantes empresas, como Mercedes-Benz, WEG e Caio.
O BRT-ABC terá 17,3 km e interligará três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes). Atenderá diretamente três importantes municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via interligação com o Corredor ABD), além de São Paulo. A conclusão da obra e início da operação estão previstos para o segundo semestre de 2024.