De acordo com André Armaganijan, diretor de negócios internacionais, de operações comerciais e de mercado externo da Marcopolo, o ônibus circulará por diversas áreas urbanas da capital chilena para que os operadores possam avaliar o seu desempenho em trajetos utilizados pelos ônibus convencionais movidos a diesel.
O modelo Attivi desenvolvido para o Chile possui 12.000mm de comprimento e chassi Low Entry equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.500 Nm, eixo dianteiro ZF RL82A, eixo traseiro motriz ZF A132, suspensão a ar ZF, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350kwh e autonomia entre 230 e 280 km (dependendo das condições de utilização). Tem capacidade para 91 passageiros (sendo 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça).
O ônibus conta com ar-condicionado Valeo Revo E, incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço para cadeira de rodas e assento preferencial para PCDs, iluminação interna toda em Led, faróis e sinaleiras traseiras em Led e cabine de separação para o motorista.
Como parte da sua estratégia ESG, a Marcopolo, líder no fornecimento de ônibus para o sistema de transporte urbano RED Movilidad de Santiago, anunciou recentemente o início de produção do Attivi integral no Brasil. “Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e a companhia está presente em diferentes mercados, com parcerias estratégicas para prover as melhores soluções para cada país”, enfatiza Armaganijan.
A companhia conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.