Sonia Moraes
As fabricantes de ônibus registraram, de janeiro a novembro de 2022, aumento de 53,49% na produção, com 17.223 carrocerias, ante os 11.221 veículos fabricados no mesmo período de 2021. Na comparação de novembro com outubro, houve retração de 8,3% com 1.866 veículos fabricados, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Do total de ônibus produzidos até novembro do ano passado, 8.757 são de modelos urbanos, que representaram 50,84% do total e tiveram expansão de 83,55% sobre as 4.771 carrocerias feitas nos onze meses de 2021. Os rodoviários somaram 4.427 carrocerias, o que corresponde a 25,7% do total e a um crescimento de 52,71% sobre a quantidade fabricada no mesmo período de 2021. De micro-ônibus, foram produzidas 3.970 unidades, que representaram 23,05% do total e uma retração de 43,5% sobre os 3.970 veículos fabricados nos onze meses de 2021. De modelos intermunicipais saíram da linha de montagem 69 ônibus, enquanto de janeiro a novembro de 2021 foram fabricados 1.247 veículos, segundo a Fabus.
A Caio Induscar liderou o ranking das encarroçadoras com a produção de 4.971 veículos de janeiro a novembro de 2022, seguida pela Marcopolo, que fez 4.546 veículos. A Neobus fabricou 2.561 modelos, a Mascarello 2.488, a Comil 1.193, a Carbuss (Busscar) 965 e a Irizar 499 veículos.
Nas exportações, as encarroçadoras registraram aumento de 56,23% de janeiro a novembro de 2022 com o embarque de 3.437 ônibus – 1.652 rodoviários, 1.581 urbanos e 204 micro-ônibus –, em comparação aos 2.200 veículos exportados no mesmo período de 2021. A Marcopolo vendeu para o mercado externo 1.636 ônibus, de janeiro a novembro de 2022, a Caio Induscar 839, Comil 227, Irizar 492, Carbuss (Busscar) 186 e a Mascarello 57, segundo a Fabus.