A Caio informa que atingiu participação de 58,7% em 2022 no segmento de ônibus urbanos, crescendo cinco pontos percentuais em comparação a 2021, quando registrou 53,7%.
A empresa enumera conquistas importantes em 2022: o lançamento do Millennium geração cinco, para chassis de motor traseiro e central, e da nova carroceria eMillennium, para chassis de propulsão elétrica; as vendas da nova geração do Apache VIP, lançado no ano anterior; e a atuação no mercado de ônibus urbano.
“Tivemos uma expressiva participação de mercado, com 58,7% de share no segmento de ônibus urbanos, resultado que nos mantém numa posição de liderança, trazendo grande satisfação e também a responsabilidade de permanecermos nesse patamar. Superamos, com uma gestão forte e muita união, os anos de crise sanitária. Ainda temos desafios a vencer, assim como todo o mercado, mas temos uma expectativa positiva para o próximo ano”, detalha Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.
A Caio contratou 1,2 mil novos colaboradores admitidos em áreas fabris, técnicas e administrativas. Somadas com outras empresas do Grupo Caio, foram mais de 1,8 mil contratações, englobando cidades da região de Botucatu, Barra Bonita, São Paulo, Betim, Guarulhos e Joinville.
As grandes novidades da marca foram apresentadas na Lat.Bus, em agosto desse ano: o Millennium geração V e o eMillennium. Segundo a fabricante, ambos foram desenvolvidos com materiais mais leves, duráveis para proporcionar fácil manutenção e limpeza, além de acesso facilitado aos mecanismos de portas, manutenção do itinerário, central elétrica com maior volume. Um sistema de dutos inteligente permite a segmentação e melhor organização de chicotes elétricos e fiações em geral.
Já foram comercializados mais de 300 ônibus Millennium para cidades como São Paulo e Salvador. Aproximadamente 20 modelos eMillennium estão rodando em estados como São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A expectativa da empresa para esse modelo é otimista, pois grandes mercados renovarão suas frotas com ônibus elétricos.
A quinta geração do Apache VIP (ônibus para chassi de motor dianteiro), lançada no segundo semestre do ano passado, foi outro grande sucesso de vendas da Caio, em 2022, com mais de 2,5 mil unidades comercializadas.
Perspectivas para 2023 –
Para 2023, a projeção de crescimento para o mercado de ônibus é em torno de 5% a 10%. A empresa cita alguns fatores positivos que devem colaborar com essa expansão: aumento de produção iniciado no segundo semestre de 2022, que deve se estender ao primeiro trimestre de 2023.; a antecipação de vendas de ônibus Euro 5 no final de 2022, para produção no primeiro semestre de 2023 , já que após esse período, entra em vigor o motor Euro 6; expectativa de redução da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic), a partir do segundo semestre de 2023; renovação e ampliação de frotas de urbanos, que ficaram represadas pela pandemia; potencial aquecimento do mercado de ônibus elétricos.
Mesmo com as perspectivas positivas, há algumas incertezas com o abastecimento do setor de suprimentos, de componentes como semicondutores. “Também temos a questão da norma Euro 6 que, entrando em vigor, impacta no preço do ônibus completo. Isso acontece porque são necessárias atualizações em itens e no processo produtivo do ônibus, que geram custos adicionais. Esse acréscimo pode ser um fator que gere desaceleração das vendas, mas que acreditamos ser passageira, pois o Euro 6 traz benefícios reais para o operador, além da menor emissão de agentes poluentes, o que é positivo para toda a sociedade”, comenta João Roberto dos Santos, gerente de engenharia da Caio.
O executivo ressalta que nova tecnologia é mais eficiente no aproveitamento da queima do diesel, melhorando o desempenho do motor e a vida útil dos componentes, reduzindo a necessidade de manutenção do veículo.
Maurício Lourenço da Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio, espera que até o mês de março, as montadoras já estejam produzindo os chassis Euro 6, nos modelos motor dianteiro e micro-ônibus. “Portanto, teremos esses veículos homologados para produção e venda. Com a implantação do chassi Euro 6, temos um ponto de interrogação para o próximo ano, mas se tudo caminhar do jeito que esperamos, no primeiro semestre de 2023 teremos uma boa perspectiva de produção e para o segundo semestre, iremos trabalhar intensamente para prospectar vendas. Estou confiante, otimista e acredito que 2023 será um ano melhor.”