A BYD anuncia que está em fase de produção de 100 chassis de ônibus elétricos para entrega no primeiro trimestre de 2023. A companhia, com fábrica no Brasil desde 2015, tem capacidade para produzir dois mil chassis por ano.
“A BYD possui 70 mil ônibus rodando no mundo todo, destaques para os 1,5 mil ônibus em operação no Chile e na Colômbia”, afirma Marcello Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.
No Chile, a operação começou em 2020, enquanto na Colômbia, os ônibus da marca foram entregues a diversos operadores da Transmilenio. A BYD já atende a cidade de São Paulo com 18 ônibus a bateria, que circulam na região sul desde 2019.
“Estamos aumentando nossa produção em consonância com o programa de metas da prefeitura de São Paulo, que prevê a substituição da frota de ônibus a diesel por elétricos. Conseguimos atender em curto tempo. Nossos ônibus já rodaram mais de 2,5 milhões de km na cidade. Estamos mais do que testados e com ótimo desempenho“, destaca Schneider.
Atualmente, a BYD tem sete modelos de veículos homologados – básico piso alto, básico piso baixo, padron piso alto, padron piso baixo, articulado piso alto, articulado piso baixo e o rodoviário.
A BYD informa que conta com um departamento de pós-vendas e manutenção estruturado e dedicado para atender de forma rápida e precisa. Os destaques são as operações na cidades de São Paulo, São José dos Campos e Salvador, que contam com residentes nas garagens dos clientes.
A produção de baterias de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4) é totalmente feita na planta da BYD em Manaus. A fábrica tem capacidade para fazer até mil baterias por ano. O operador ainda tem a possibilidade de gerar a própria energia para alimentação dos ônibus e veículos elétricos (seja por meio de energia fotovoltaica ou eólica), totalmente livre da dependência de energia elétrica.
O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar até seis vezes menos do que um ônibus a diesel. A empresa também destaca a operação da cidade de Brasília, onde oito ônibus elétricos BYD estão em operação e proporcionam uma economia de R$ 14.000,00 por mês nos custos de abastecimento.