A parceria entre a Mastercard, a BRB Mobilidade (operadora do Sistema de Bilhetagem Automática do Distrito Federal) e a Transdata possibilita aos passageiros do Metrô -DF o pagamento da tarifa com cartões de débito e crédito habilitados com a tecnologia de pagamento por aproximação.
A nova modalidade de pagamento já está disponível em todas as estações do Metrô do Distrito Federal . Como tarifas serão pagas apenas aproximando cartões de crédito, débito, smartphones (com a tecnologia), smartwatches ou pulseiras de pagamento do validador na catraca.
“Desde que acessamos o sistema de Bilhet Automática, o BRB tem trabalhado para melhorar a experiência do usuário. Primeiro, lançamos um aplicativo e o site para facilitar o dia do passageiro do transporte no DF., chegou a fase de agir com parceiros, como a Mastecard, para democratizar a alternativa de pagamento aos cidadãos”, acrescenta o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa .
O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral , acrescenta que a companhia tem atuado em parceria com o BRB para modernização crescente do sistema de bilhetagem, por meio da tecnologia. “A intenção ao sistema é evitar filas, além de agilizar e democratizar o acesso do usuário”, afirma.
“Todas as soluções tecnológicas que desenvolvemos na Transdata têm como propósito melhorar a experiência de quem usa o serviço de transporte. Ao introduzir a possibilidade de pagamento com cartões de débito e crédito diretamente nas catracas, a gente oferece uma opção mais conveniente ao passageiro, que não precisa mais se preocupar em adquirir as passagens antecipadamente ou carregar cartão de transporte. Sem filas, sem preocupações, é só aproximar o cartão e viajar”, afirma Rafael Teles, diretor de produtos da Transdata.
Para a Mastercard, a iniciativa permite que a mobilidade urbana do Distrito Federal se torne ainda mais conectada, inclusiva, eficiente e responsiva às necessidades de seus usuários. “A aceleração da digitalização tem ocorrido em todos os setores e não poderia ser diferente em relação aos meios de pagamento no transporte público”, diz Fernanda Caraballo, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard.
“O Distrito Federal vem aprimorando e modernizando a mobilidade urbana, garantindo uma experiência mais ágil, prática e segura para aqueles que utilizam o transporte público, e a tecnologia de pagamento por aproximação oferece tudo isso”, completa a executiva.
Os primeiros projetos da Mastercard com essa tecnologia foram implementados em 2017 na cidade de Jundiaí (SP) e no sistema de trens do Rio de Janeiro. Posteriormente, os cartões Mastercard com tecnologia de pagamento por aproximação também passaram a ser usados nas estações de metrô do Rio de Janeiro, bem como no sistema de transporte de Rio Grande. Em 2022, o serviço passou a ser utilizado em todas as linhas de ônibus de Goiânia, Curitiba e Maceió e em parte do sistema de transporte de Londrina; e agora em todas as estações de metrô de Brasília.