Sonia Moraes
O mercado de ônibus mostra forte recuperação com aumento de 63,6% na produção no acumulado de janeiro a setembro. Neste período, foram produzidos 23.824 veículos, enquanto no ano passado, foram fabricadas 14.565 unidades, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “Este aumento na produção tem sido impulsionado principalmente pelos modelos destinados ao Caminho da Escola, além do bom desempenho dos outros segmentos”, disse Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea.
Do total de ônibus produzidos até setembro, 20.994 são modelos urbanos, 66% a mais que janeiro a setembro de 2021 (12.645 unidades), e 2.830 são rodoviários, um volume 47,4% superior aos 1.920 veículos fabricados nos nove meses de 2021.
Em setembro, a produção aumentou 6,6% em relação a agosto, chegando a 3.799 ônibus. Na comparação com setembro de 2021, quando foram fabricados 1.198 veículos, o crescimento foi de 217,1%.
Em vendas, o desempenho do mercado de ônibus não foi positivo em setembro com 1.640 veículos emplacados, o representou queda de 4,2% sobre os 1.712 veículos vendidos em agosto deste ano. Bonini não considerou esse resultado preocupante e atribuiu a retração ao menor número de dias úteis por causa do feriado do dia sete de setembro.
Do total de ônibus vendidos em setembro, 39% são modelos escolares, 26% urbanos, 15% micro-ônibus, 10% rodoviário, 6% miniônibus e 4% fretamento. No acumulado de janeiro a setembro, o mercado de ônibus fechou com crescimento de 8,8%, tendo 11.904 veículos emplacados, ante os 10.938 veículos comercializados no mesmo período de 2021.
Nas exportações, a movimentação foi negativa em setembro, com queda de 10,9% em relação a agosto ao registrar o embarque de 609 ônibus. Mas no acumulado de janeiro a setembro, houve um aumento de 39% com 3.961 veículos vendidos no mercado internacional, ante os 2.850 modelos vendidos no mesmo período de 2021.
Do total de ônibus exportados até setembro, 2.227 são modelos urbanos, 12,4% a mais que no mesmo período de 2021 (1.982 unidades), e 1.734 são rodoviários, um resultado 99,8% superior aos 868 ônibus exportados nos nove meses do ano passado.
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, esclareceu que a queda nas exportações no setor automotivo em setembro foi decorrente de alguns fatores como as restrições da Argentina na liberação de licenças para importação de veículos, o acordo com a Colômbia por ter atingido a cota de 50 mil unidades sem pagar imposto, e os problemas logísticos com embarques que não ocorreram por causa de atrasos na chegada de navios. “A Anfavea tem feito um trabalho gigante para apresentar ao governo os principais problemas na logística”, destacou Leite.
Ranking –
Nos nove meses de 2022, a liderança ficou com a Mercedes-Benz, com venda de 5.566 ônibus, 29,6% a mais que no acumulado de janeiro a setembro de 2021 (4.296 unidades). O segundo lugar ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que vendeu 3.338 veículos, 6,7% acima do mesmo período do ano anterior (3.127 unidades), e o terceiro com a Agrale, que comercializou 2.220 veículos, 5,1% superior de janeiro a setembro do ano passado (2.112 unidades).
Na sequência, está posicionada a Volvo que vendeu 340 ônibus até setembro, 14,5% acima dos nove meses do ano passado (297 unidades); a Iveco com 207 veículos, 77,8% abaixo de janeiro e setembro de 2021 (934 unidades), e a Scania que vendeu 182 ônibus, aumento de 28,2% sobre os nove meses de 2021, cujas vendas somaram 142 unidades.