O sistema BRT Salvador entrou em fase de teste em 30 de setembro, com 11 ônibus que circularão no percurso entre o Shopping da Bahia até o Itaigara. A operação assistida nos trechos 1 e 3 será realizada em horário reduzido.
“Com os ônibus modernos e climatizados, iniciamos amanhã a operação do BRT em nossa cidade. São 4,5 km que correspondem à primeira e terceira etapas, contendo seis estações: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba”, disse o prefeito Bruno Reis.
Os ônibus que irão circular no sistema também foram apresentados à população, e serão modelos a diesel e oito elétricos. Os veículos movidos a eletricidade têm tecnologia de integração elétrica da Eletra, chassi Mercedes-Benz eO500Ue carroceria eMillennium da Caio, além de baterias e motor elétrico da WEG.
Os ônibus elétrico têm capacidade para 72 passageiros, com portas em ambos os lados da carroceria. Além de não emitir gases poluentes, o eMillennium possui diversos itens produzidos em polímero, material 100% reciclável. Os veículos a diesel com carroceria da linha Millennium da Caio possuem lotação total para 89 passageiros.
Segundo a prefeitura, o sistema beneficiará 360 mil pessoas. “Além de uma obra de mobilidade, o BRT resolve problemas estruturais na macrodrenagem nesta região, que cresceu bastante economicamente. Muitas pessoas se deslocam para trabalhar aqui, e houve com isso um adensamento profissional e residencial. Então percebemos a necessidade de solucionar estes problemas, a exemplo das ações no trânsito, em sinaleiras, o mergulho da Avenida Tancredo Neves, resolvendo a mobilidade desta área”, informou Reis.
Neste primeiro momento, a operação servirá para avaliar possíveis ajustes até o pleno funcionamento do sistema. Não será cobrada tarifa durante o período de teste, que ocorrerá durante todo o mês de outubro. O funcionamento integral do serviço está previsto para novembro, quando um total de 44 ônibus estarão rodando, sendo oito deles elétricos.
Os veículos trafegam em vias exclusivas com paradas em estações próprias. As concessionárias que já operam o sistema convencional de ônibus na capital baiana são as responsáveis por conduzir o BRT.
Toda operação do BRT Salvador é acompanhada, em tempo real, por um centro de controle operacional (CCO). De acordo com a prefeitura, na prática, o controle das operações é feito pelo CCO com as estações e ônibus do BRT, composto por câmeras de monitoramento instaladas nos terminais e georreferenciamento por meio de GPS nos veículos.