Com o BRT Sorocaba, que iniciou suas operações há dois anos, a cidade ganhou dois novos terminais, o Vitória Régia e o São Bento, 22 estações distribuídas nos corredores exclusivos Itavuvu ou Ipanema, a revitalização de 91 pontos de parada e uma frota com 77 veículos, sendo superarticulados e padron. Para todo projeto está previsto um investimento de R$ 450 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS (Sistema Inteligente de Transporte).
O BRT Sorocaba contribuiu para o aumento da circulação de pessoas nas Avenidas Itavuvu e Ipanema, requalificando o espaço urbano. Ao todo, cerca de 25 quilômetros de vias foram revitalizadas, 76 mil m² de asfalto foram recapeados e cinco quilômetros de calçadas refeitas.
“Além disso, o BRT trouxe inúmeras benfeitorias para todos, desde o comerciante ao morador do bairro com vias requalificadas, melhorias de paisagem, área monitorada, progresso do trânsito, a valorização de imóveis e o aumento na circulação de pessoas. Com isso, transportamos nesse período mais de 20 milhões de passageiros com um fluxo diário de 1,5 mil viagens realizadas”, conta Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba.
O BRT Sorocaba iniciou as operações com o corredor Itavuvu e o terminal Vitória Régia, na zona norte do município. “Logo na sequência, demos continuidade no projeto com as obras do corredor Ipanema e do terminal São Bento, melhorando ainda mais a forma de locomoção dos usuários daquela região. Para finalizar a terceira e última parte do projeto, resta iniciar as obras do corredor Oeste, que será feita assim que tivermos a liberação por parte da prefeitura”, informa Ferreira.
A tecnologia sempre foi um diferencial do sistema. Para Ferreira, os serviços prestados transformaram a mobilidade urbana com a adesão de soluções tecnológicas, ativando uma operação com mais produtividade, redução de gastos e melhoria na gestão do transporte. “Com a tecnologia, hoje, temos deslocamentos mais seguros, confortáveis e com previsibilidade. Uma operação altamente tecnológica que possui um data center com 48 servidores, mais de 110 km de fibra ótica e 330 antenas dão suporte aos serviços de transporte 24h por dia, sem parar”, diz.
“A população sempre gera demandas que ajudam a melhorar o sistema. Dados recentes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) confirmam que 78% dos sorocabanos avaliaram que a chegada do BRT trouxe melhorias para os deslocamentos. E, quesitos como conforto e segurança superaram a marca de 88% de aprovação na opinião dos entrevistados”, observa Ferreira.