A chegada do sistema BRT ao transporte coletivo de Sorocaba trouxe melhora dos deslocamentos na cidade, de acordo com 78% dos participantes da pesquisa Sensor encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi.
Por meio de uma enquete eletrônica via aplicativo, a pesquisa avaliou quesitos como conforto, segurança, rapidez, melhora nos deslocamentos e percepção da operação. O levantamento já foi feito no BRT de Sorocaba em 2021 e agora foi repetido em maio deste ano.
Em relação ao conforto durante as viagens, 89,9% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom. Quando questionados sobre a segurança, 88,5% dos passageiros ouvidos consideraram como ótimo ou bom. Houve um aumento positivo de 2,5% em relação ao ano passado. Os deslocamentos dentro do sistema são acompanhados por câmeras desde o momento que o passageiro espera o ônibus, ao trajeto e até o desembarque.
De acordo com Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, o fato de ter uma operação 100% monitorada ajuda a inibir situações desagradáveis e proporciona mais tranquilidade para quem usa o transporte coletivo, especialmente, à noite. “São 1902 câmeras ligadas 24h, captando todos os detalhes. O passageiro nunca está sozinho. Para quem anda de ônibus, saber que o trajeto está sendo acompanhado é um fator importante durante o percurso. Se alguém tiver uma necessidade de ajuda, basta acionar o interfone e imediatamente auxiliaremos. No passado, isso não existia. Hoje, a tecnologia do BRT traz uma nova realidade que beneficia o usuário.”.
Referente a rapidez nos trajetos, 87,2% disseram que o tempo de viagem é ótimo ou bom. Em relação a 2021, houve um crescimento de 3,2%. Além disso, 72% avaliaram o sistema em geral como ótimo ou bom. Sendo este, o mesmo índice de 2021.
Para Paulo Fraga, CEO do Cittamobi, a implementação da pesquisa pelo segundo ano reforça a participação dos passageiros na manutenção e qualidade dos serviços. “O aplicativo é uma ferramenta utilizada para a mobilidade urbana, mas também para a melhoria contínua. Ter a possibilidade de desenvolver ações que prezam pela qualidade mostra o quanto estamos próximos aos usuários do ônibus e saber o que eles pensam é muito importante.”
Ao todo, 148 passageiros entre 18 e 60 anos avaliaram o sistema BRT Sorocaba. Deste total, 56% eram homens e 41% mulheres. Segundo Cláudio de Senna Frederico, vice-presidente da ANTP, a avaliação periódica dos serviços prestados favorece que a empresa veja o que está dando certo e os pontos sensíveis.
“A avaliação da experiência deixada pelo uso ou pelo impacto, mesmo sem usar, de um serviço de transporte público não é simples. Não se trata de uma avaliação de um novo sabor de sorvete. Requer coletas frequentes, que se feitas na forma convencional se tornam muito onerosas, e uma interpretação dos resultados por pessoas conhecedoras do tipo de sistema sendo avaliado. A ANTP, felizmente, tem a competência e isenção para esses tipos de serviço e está satisfeita com poder ajudar a cidades como Sorocaba a oferecer cada vez mais serviços úteis e bem avaliados por seus habitantes”