Márcia Pinna Raspanti
Em 9 de dezembro de 2021, a prefeitura de Goiânia e a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) anunciaram que o sistema da região passaria a aceitar pagamento de passagens com cartões de crédito e débito sem contato. Após 30 dias de implementação da nova tecnologia, mais de oito mil passageiros por dia fazem uso dos cartões EMV para pagar suas tarifas. Nos primeiros dias, cerca de mil pessoas optavam por ela.
“Esta forma de pagamento já representa 2,9% das vendas de passagens nos dias úteis, o que está bem acima do que esperávamos, que era em torno de 0,5%. É importante destacar que dezembro é um mês atípico, com uma demanda menor em cerca de 12%, mas mesmo assim houve um grande aumento no decorrer do mês. A tendência é de que esse movimento continue, por ser uma forma muito prática de efetuar o pagamento e que todos nós usamos em nosso dia a dia”, comenta Leomar Avelino Rodrigues, diretor executivo do RedeMob Consórcio.
O usuário só precisa aproximar seu cartão bancário sem contato no validador, que irá utilizar automaticamente a função débito ou crédito definida como prioridade pelo banco emissor do seu cartão. São aceitos cartões com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Um mesmo cartão bancário, por questão de segurança financeira, poderá ser utilizado no mesmo ônibus por, no máximo, duas vezes consecutivas em um intervalo de uma hora.
Rodrigues avalia que a resposta da população tem sido muito positiva. “A nova tecnologia tem grande aceitação por parte dos usuários. Em virtude do comportamento atípico da demanda do mês de implantação, ainda não é possível comparar com meses anteriores para indicar se houve a migração de outras formas de pagamento como cartões de transporte, internet, dinheiro. Mas estamos monitorando essa evolução”, informa.
Modernização –
“É um projeto inovador que traz mais facilidade ao usuário. Os cartões EMV no transporte público representam uma tendência mundial. O importante é oferecer aos passageiros um leque amplo de opções de pagamento para que a pessoa possa usar o sistema de transporte sem a necessidade de procurar um local para carregar cartão ou comprar passagens”, comenta Leonardo Ceragioli, diretor comercial da Prodata Mobility Brasil, que desenvolveu os equipamentos e soluções tecnológicas para o sistema de transporte da região metropolitana de Goiânia.
Em janeiro, o sistema de transporte da região metropolitana de Goiânia contava com 65% a 70% de ocupação, ainda devido aos efeitos da pandemia e também por ser período de férias escolares. Toda a frota de cerca de mil ônibus está aceitando o pagamento por cartões bancários sem contato, bem como os 21 terminais e as 19 estações do sistema BRT. Todos os dias, o sistema transporta 250 mil usuários, em média.
A solução tecnológica integra um conjunto de facilidades que tem sido implementadas no sistema de transporte público coletivo na Grande Goiânia, desde o ano passado, quando começou o processo de modernização das soluções de bilhetagem com equipamentos e software da Prodata Mobility Brasil. Entre as novidades estão a biometria facial e a recarga de créditos no cartão Sitpass a bordo dos veículos. O projeto será uma das bases para a evolução de políticas públicas no transporte público coletivo da região.
“O transporte coletivo de Goiânia conta com o que existe de mais moderno em termos de tecnologia e inovação. É um sistema totalmente online, que traz uma série de funcionalidades para facilitar a vida dos usuários e dos operadores, com muito mais eficiência e transparência”, avalia Ceragioli.
Perspectivas-
O balanço do terceiro trimestre de 2021, divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), entidade que representa as empresas do setor de meios eletrônicos de pagamento, demonstra que o setor de cartões encerrou o período com um crescimento de 35,8% nas transações. Foram R$ 8,2 bilhões de transações com cartões, o equivalente a quase 63 mil pagamentos por minuto, realizados pelos brasileiros. A modalidade de pagamento por aproximação cresceu 300% neste mesmo período.
Acredita-se que a demanda do produto EMV na Rede Metropolitana de Goiânia, em Goiás, representará cerca de 5% da demanda total até junho de 2022, em torno de meio milhão de transações por mês e podendo chegar a um milhão de transações ao mês até o final de 2022, algo notório no segmento de transporte público coletivo na América Latina. Para se chegar a esse resultado, o RedeMob Consórcio conta com algumas parcerias além da Prodata Mobility Brasil, como a Cielo enquanto adquirente; e as bandeiras de cartões de crédito Mastercard, Visa e Elo.