Tecnologia de última geração nem sempre significa dificuldade na hora de sua utilização. A solução da Optibus é um bom exemplo de inovação tecnológica amigável. Voltada para o transporte de passageiros, a plataforma ajuda as empresas do setor no planejamento de rotas, programação das linhas e escala de motoristas e funcionários. A ferramenta, que utiliza os algoritmos mais avançados e inteligência artificial, permite aos operadores realizarem mudanças rapidamente em face de qualquer imprevisto que afete o transporte. Isso tudo possibilita um melhor aproveitamento da frota e do pessoal, reduzindo gastos e trazendo mais produtividade. E sem nenhuma complicação para quem trabalha diretamente com a plataforma.
Na Via Ouro, operadora de transporte urbano de Nova Lima, Minas Gerais, a ferramenta da Optibus foi implementada em início de 2021, e os bons resultados já aparecem. “Quando falaram que a gente iria trabalhar com uma tecnologia, vinda lá de Israel, foi um susto. Estava imaginando uma tecnologia toda complicada…Mas com o treinamento oferecido pela Optibus, começamos a perceber o quanto o sistema é inteligente e quanto ele facilita o nosso dia a dia”, observa Sydnei Márcio Silva, coordenador de Tráfego da Via Ouro.
Matheus Philipe de Moura, assistente de Logística, que trabalha ao lado de Sydnei, concorda que o sistema é bastante amigável. “Não achei difícil utilizar a plataforma. É claro que, no começo tivemos alguma dificuldade de adaptação, mas o apoio do pessoal da Optibus foi fundamental para aprendermos como usar da melhor forma essa tecnologia. A ferramenta é completa, e o treinamento estimulou a minha curiosidade e quero aprender cada vez mais”, relata.
Sydnei, que começou como cobrador de ônibus e hoje estuda Logística para aprimorar sua formação, conta que todo o trabalho de planejamento e escala era feito anteriormente em tabelas do Excel. “O maior benefício da solução é a otimização da frota. Antes, quando utilizávamos as tabelas de Excel, tinha muitos ônibus que ficavam ociosos, nos pontos e paradas. Hoje, conseguimos fazer as realocações necessárias, evitando a ociosidade. Nossa frota reserva aumentou”, afirma.
Segundo Sydnei, houve certa resistência dos motoristas em relação à nova tecnologia que modificou o sistema de escalas, reduzindo os intervalos. “Eles receberam com desconfiança, mas com muita conversa e informação, acabaram por entender as mudanças. E participaram do processo dando sugestões, fazendo críticas e observações, que levaram a uma melhor adaptação da solução à realidade da empresa”, comenta.
Os principais desafios da Via Outro, e da imensa maioria dos operadores brasileiros, estão relacionados ao trânsito difícil e aos imprevistos que surgem diariamente nos mais diversos aspectos. A pandemia foi um período especialmente desafiador em que a queda no número de passageiros chegou a 70% em grande parte do transporte público. A Optibus possibilita aos gestores ajustar a oferta à demanda, evitando a ociosidade da frota bem como a falta de ônibus nos horários e trajetos mais concorridos.
Segundo a Optibus, os gestores e operadores podem avaliar a quantidade dos passageiros, as mudanças na frequências das viagens e as oscilações do sistema e assim, planejar com mais eficiência suas operações. A plataforma é totalmente na nuvem, facilitando seu uso, mesmo em situações de home office ou distanciamento social.