Sonia Moraes
A Ford inicia suas operações de veículos comerciais no Brasil com a Transit Minibus, modelo que terá quatro versões com capacidade para 15, 16, 18 e 19 passageiros. O veículo desembarcará no território brasileiro em 40 dias pelo porto de Vitória, no Espírito Santo, onde a empresa mantém um ModCenter – centro de modificação e preparação dos veículos, e em até dez dias, os modelos serão entregues nas redes de concessionárias da marca. “Vamos trazer para o Brasil um veículo que já deu certo nos Estados Unidos e na Europa”, disse Matias Guimil, gerente de estratégia de veículos comerciais da Ford na América do Sul.
Os novos veículos comerciais da Ford são produzidos na fábrica da Nordex, em Montevidéu, no Uruguai, com peças de fornecedores do Uruguai, Argentina e Brasil. O motor é o EcoBlue 2.0 de quatro válvulas, com turbo diesel intercooler feito na fábrica da Ford na Inglaterra, o mesmo que equipa os veículos vendidos na Europa. É compacto, tem 170 cv de potência, 41,3 kgfm de torque, com transmissão manual de seis velocidades e está de acordo com a norma Euro 6 da fase P7 de emissões do Programa de controle da poluição do ar por veículos automotores (Proconve).
A nova Transit traz de série sistema de tração traseira, estribo lateral elétrico, cinto de três pontas em todos os acentos, bancos reclináveis, controle eletrônico de estabilidade, piloto automático adaptativo, assistência de permanência em faixa, assistente autônomo de frenagem, direção elétrica e assistente de partida em rampa.
“A Ford entrou nesse jogo preparada e vai iniciar as vendas da Transit pelas vans de passageiros por questão de manufatura e logística de produção. Vamos começar com os ônibus e, em seis meses, chegam os furgões”, esclareceu Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. “A estratégia da empresa é entrar no mercado de forma competitiva e trazer aos clientes o retorno ao capital investido.”
Para os veículos da linha Transit, a Ford vai oferecer assistência de pós-venda exclusiva em seus 110 pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Segundo Daniel Santos, gerente de desenvolvimento do produto Ford América do Sul, os modelos passaram por testes no campo de provas em Tatuí, no interior de São Paulo. “Foram mais de 20 mil horas de engenharia, mais de um milhão de quilômetros rodados e 2,4 mil horas de testes de calibragem do motor”, detalhou.