O novo Iveco Daily Minibus utiliza da plataforma baseada em chassi-longarina, que faz com que a vida útil do produto seja superior quando comparado com veículos monobloco, e pela variedade de aplicações, como transporte urbano, intermunicipal, fretamento, locação e escolar.
Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus, afirma que o veículo proporciona rentabilidade para o cliente, com baixo consumo de combustível, e a confiança da linha Daily. “O Novo Iveco Daily Minibus é um verdadeiro ‘pacote de soluções’ para o mercado do transporte de passageiros na América do Sul. Aliamos durabilidade e versatilidade em um projeto que segue a linha de design e qualidade dos produtos comercializados pela marca na Europa.”
O modelo possui itens de série como controle de estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, sensor de ré, rádio com Bluetooth e entrada USB, airbag para o motorista e trio elétrico. Como opcional, pode contar com airbag duplo, multimídia, comandos no volante e câmera de ré. “Nosso produto foi projetado para oferecer ao passageiro conforto e segurança em diferentes versões. Destaco o maior vão de porta do segmento, que facilita o embarque de passageiros, o corredor central e a altura interna do salão, 1,9 m, que facilita o acesso a todos os assentos”, afirma Roberto Pavan, gerente de marketing de produto da Iveco Bus.
Além da versão Minibus, a marca comercializa também a versão Vetrato que oferece as mesmas características técnicas e funcionais da Minibus, fornecida com as janelas envidraçadas colocadas, mas com o salão de passageiros vazio, para ser customizado pelos implementadores e transformadores conforme a necessidade do cliente.
O veículo está disponível nas versões fretamento e turismo, e podem levar 15+1 passageiros (45-170), com rodado simples traseiro, e 18+1 passageiros ou 20+1 passageiros (50-170), com rodado duplo traseiro.
Potência e segurança –
O motor F1C da FPT Industrial conta com propulsor 3.0 16V, com quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e torque máximo de 400 Nm de 1.250 rpm e 2.900 rpm. A motorização conta com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador.
O novo modelo disponibiliza uma série de itens de segurança, como assistente de estabilidade eletrônica, assistente de freio hidráulico, compensação hidráulica de frenagem, performance hidráulica do freio traseiro, controle estendido de estabilidade, intervenção do movimento de rolagem, mitigação de capotagem e controle de partida em subidas.