Sonia Moraes
O mercado de ônibus, que ainda enfrenta dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19, apresentou estabilidade em abril, com a venda de 1.174 veículos, o que representou decréscimo de 0,5% em relação a março, que registrou 1.180 unidades vendidas no país.
No acumulado de janeiro a abril, o setor apresentou crescimento de 13,2%, com a venda de 4.505 chassis de ônibus no mercado brasileiro, ante os 3.981 veículos que foram emplacados no mesmo período de 2020, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Os modelos escolares mantiveram a representatividade no setor, com 28% de participação nas vendas totais de abril. “O que mostra a importância do programa Caminho da Escola para o volume total de ônibus”, comentou Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, responsável por veículos pesados. Os urbanos representaram 24%, os micro-ônibus 19%, os rodoviários 11%, os miniônibus 9% e os modelos de fretamento 9%.
Exportações –
As exportações de abril ficaram 14,5% abaixo de março, com 318 ônibus comercializados no exterior. No quadrimestre, o avanço foi de 7,8%, com 1.163 ônibus vendidos no exterior, ante os 1.079 veículos embarcados no mesmo período de 2020.
Do total exportado no primeiro quadrimestre deste ano, 768 unidades são de modelos urbanos, que representaram aumento de 28,9%, sobre janeiro a abril de 2020 (596 unidades). De modelos rodoviários, as montadoras exportaram 395 ônibus até abril, 18,2% a menos que no primeiro quadrimestre do ano passado, cujo embarque totalizou 483 unidades.
Na produção de chassis de ônibus, houve redução de 12,9% em abril, com 1.872 veículos, quando comparado a março (2.150 unidades).Mas no acumulado de janeiro a abril, o setor apresentou aumento de 10,6%, com 7.048 ônibus fabricados, ante os 6.370 feitos nos quatro meses de 2020.
Do total de chassi de ônibus fabricado até abril, 6.389 unidades são de modelos urbanos, 25% superior aos 5.110 veículos fabricados no primeiro quadrimestre de 2020. De modelos rodoviários, foram produzidos 659 veículos, 47,7% a menos que no mesmo período do ano passado (1.260 unidades).
Ranking –
No ranking do primeiro quadrimestre de 2021, a liderança ficou com a Mercedes-Benz, com venda de 1.605 ônibus, 26,2% a menos que no acumulado de janeiro a abril de 2020 (2.174 veículos). O segundo lugar ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que vendeu 1.404 veículos, 62,1% a mais que no mesmo período do ano anterior (866 unidades), e o terceiro com a Agrale, que comercializou 818 veículos, resultado 66,6% superior aos quatro meses de 2020 (491 chassis).
Na sequência, está posicionada a Iveco com 512 ônibus vendidos, aumento de 422,4% sobre o mesmo período de 2020 (98 unidades); a Volvo com a venda de 141 ônibus, 0,7% a menos; e a Scania com 19 veículos comercializados no país, com redução de 87,2% sobre janeiro a abril de 2020 (148 unidades).