A Urbi Mobilidade Urbana, empresa concessionária de transporte público da cidade de Brasília, usou a tecnologia para melhorar sua eficiência operacional. A empresa precisava planejar melhor a utilização da frota, para racionalizar a quilometragem percorrida na capital federal e enfrentar os desafios impostos pela pandemia da Covid-19.
A Urbi recebeu autorização do governo do Distrito Federal para implementar seu novo planejamento para os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, mantendo o nível da prestação de serviço. Uma das características da operação da empresa é uma grande quantidade de linhas com trajetos sobrepostos, algumas chegando a ter 65% de sobreposição. Essa realidade torna essencial uma sincronização precisa das partidas nos terminais, a fim de evitar comboios nos corredores de tráfego.
A Urbi demorava aproximadamente três meses na elaboração de um novo quadro de horários, programação e escalas. A criação da tabela horária e alocação dos tempos de viagem era particularmente trabalhosa, especialmente nas linhas que necessitam de sincronização. Neste cenário complexo, em meados de 2020 a Urbi passou a utilizar a plataforma Optibus para fazer a programação e o planejamento.
Em dezembro do ano passado, a Urbi implantou seu primeiro planejamento com a Optibus, o que possibilitou ganhos significativos no tempo necessário para elaboração da tabela horária e na programação, de acordo com informações da empresa.
A Urbi utilizou as ferramentas de planejamento da Optibus para sincronizar a frequência de viagens nos principais corredores de tráfego, ajustando a oferta as faixas horárias de maior demanda de passageiros e mantendo a qualidade do serviço. Além disso, vale destacar também a flexibilidade do sistema para customização das preferências conforme as necessidades da Urbi. Esse recurso foi de extrema importância para a implementação das diversas premissas necessárias tanto no planejamento como na programação da operação.
“Tivemos de fazer tais mudanças antes de começar a utilização da plataforma, e os resultados não tinham saído conforme o esperado. Com a Optibus, conseguimos melhorar nossos índices de cumprimento e pontualidade das viagens, além de reduzir o tempo de espera dos passageiros nas paradas”, destaca Sérgio Bandeira, que atua como engenheiro mecânico, planejador e programador.
Assim, reduziu-se à metade o tempo para que o processo de elaboração de um novo quadro de horários, programação e escalas fosse concluído.
“Um dos principais benefícios proporcionados pela Optibus é quanto ao fluxo de trabalho, que se torna muito, muito mais rápido se comparado às nossas antigas práticas, isso desde a programação e planejamento até as escalas”, acrescenta Rafael Shinji Fernandes Arake, gerente de projetos de implantação da Optibus na Urbi.
A Urbi utilizou as preferências de planejamento personalizado e extensivo da Optibus a fim de assegurar a adequação da nova programação a todas as regulamentações do setor de transporte. Por meio das premissas cadastradas, as ferramentas de validação do sistema permitem que qualquer questão de conformidade pode ser detectada e resolvida rapidamente. A flexibilidade na configuração das preferências ajuda a garantir a conformidade da programação as regulamentações, possibilitando a criação de vários cenários para escolha do mais eficiente.
A Urbi informa que pretende avançar na utilização da Optibus para a melhoria de escalas, e até mesmo em aplicações que ainda deverão ser desenvolvidas. “A possibilidade da automatização da criação das escalas representa um grande avanço. Tínhamos de fazer todo esse trabalho manualmente, escala por escala. Se você tem 900 escalas para elaborar manualmente, isso representa um gasto de tempo significativo”, afirma Arake.