Márcia Pinna Raspanti
Apesar da pandemia de Covid-19 que afetou fortemente a economia global, a Ituran conseguiu manter, no ano passado, sua receita nos mesmos patamares de 2019. Em dez anos, a companhia emitiu em torno de dois milhões de apólices do Ituran com Seguro e 300 mil apólices, mesmo número que em 2019. O segmento corporativo de frotas teve um crescimento de 42% no ano passado, atendendo às necessidades do mercado de gestão de frotas.
“Fechamos 2020 com crescimento de vendas em geral. Em 2021, a expectativa é crescer entre 10% e 20%, mas ainda precisamos ver como o Brasil irá lidar com a pandemia, principalmente no que se refere à vacinação da população. Isso vai afetar o ambiente de negócios. Nossa meta é um crescimento em torno de 15%”, destaca o CEO da Ituran Brasil, Amit Louzon.
O Brasil, em faturamento, é o mercado mais promissor da multinacional. O ganho global foi de US$ 279,3 milhões em 2019 e cresceu 10% no ano passado. “Somos líderes no grupo e projetamos um crescimento novamente”, avalia Louzon.
A Ituran Brasil, por meio do uso de Big Data, que consiste na análise e interpretação de grandes volumes de dados, criou modelos importantes para auxiliar os condutores. “A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo. Essa mudança reduz os custos para os consumidores, além de proporcionar auxílio em casos de emergência”, detalha Louzon.
Para o CEO da Ituran Brasil, o futuro da telemetria está voltado para segurança. “A novidade transita pelo uso de sofisticados algoritmos de grande complexidade, responsáveis pelas análises comportamentais, na avaliação da redução de poluentes e do consumo, impactando a segurança que valoriza o desempenho dos motoristas”, afirma Louzon.
Com a integração com soluções para a calibração de câmeras de vídeo para veículos, o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) escaneia a rota, calcula a distância e a velocidade dos veículos à frente. “Segurança do motorista e do equipamento são variáveis importantes”, enfatiza Louzon. O produto pode ser utilizado em frotas leves e pesadas, principalmente de ônibus. A Ituran também desenvolveu o sensor de fadiga para o motorista, um recurso que identifica indícios de sonolência, como bocejos e cochilos, e também distrações, como o uso de celular.
Em termos de futuro, o executivo acredita que soluções cada vez mais precisas vão se popularizar. “Economia e precisão é um caminho sem volta. Nossa tecnologia está um passo adiante nesse processo. O uso de Business Intelligence (BI), além de oferecer o apoio nas decisões, nos dá escala de atendimento”, diz Louzon.