O grupo Irizar incorpora ao seu portfólio o ônibus movido a gás natural comprimido (GNC) e a gás natural liquefeito (GNL). Com chassis Scania de 12 a 15 metros, os ônibus a gás oferecidos pela empresa são o Irizar i4 e i3Ie na versão CNG (gás natural comprimido) e irizar i4, i6 e i6S na versão GNL (gás natural liquefeito). A versão GNC tem autonomia de até 500 quilômetros e a GNL de mil quilômetros, segundo a empresa.
O primeiro ônibus a gás da marca é o irizar i4 de classe II, para o transporte escolar ou fretamento. Esta versão H, de 12,920 metros de comprimento tem chassis Scania K320 EB 4X2 E6D e usa gás natural comprimido (CNG). A Irizar informa que a nova geração do modelo i4 foi apresentada em outubro de 2019 na feira internacional Busworld e a empresa já conta tem pedidos desses ônibus em sua carteira de vendas.
Segundo a Irizar, os ônibus equipados com essa tecnologia reduzem as emissões de CO2 entre 20 e 25%, de NOx em até 60% e mais de 98% de partículas. Além do maior rendimento térmico que o diesel, se minimizam também as vibrações e as emissões sonoras entre 4-5 Db. A empresa estima que a redução no custo de operação pode chegar a 35%, dependendo da diferença entre o custo do gás e do diesel. O custo de manutenção segue similar ao de um veículo diesel convencional.
Com peso total de 750 quilos aproximadamente, os ônibus têm quatro tanques cilíndricos longitudinais tipo IV GNC, com volume total de 1.260 dm3 e capacidade de gás de aproximadamente 240 quilos. Dependendo das necessidades do operador, este veículo pode ser equipado com um tanque adicional para aumentar a autonomia. Além disso, inclui um painel de enchimento com duas entradas de gás e um manômetro. A integração dos tanques de armazenamento preserva a estética e a aerodinâmica do veículo e permite que ele execute o mesmo tipo de serviço que um veículo diesel semelhante com ótima aderência à estrada e máxima segurança.
Os veículos estão equipados com o mesmo sistema de climatização dos veículos a diesel. A altura interna, os porta-pacotes e a capacidade do bagageiro são iguais aos da versão diesel.
O motorista conta com uma tela de controle de gás para cumprir todos os protocolos de segurança, que permite detectar vazamentos e controlar a inicialização do sistema de supressão de incêndio em aerossol com aditivo de água.
A fabricante informa que estes veículos cumprem a norma R66.02, mesmo com 700 quilos de peso extra no teto, e cumprem os protocolos de segurança térmica e de segurança mecânica, de acordo com o Regulamento 110.
Além dos modelos movidos a gás natural ou biogás a Irizar tem em seu portfólio ônibus com motor de combustão Euro 6D diesel, HVO, B100 e 100% elétricos, passando por ônibus com tecnologia híbrida paralela em seus modelos classe I e classe II para serviços urbanos e interurbanos.