O programa federal Caminho da Escola recebeu em outubro 216 unidades do Ônibus Escolar Rural Médio (ORE 2) com o chassis 10-190 da Iveco Bus. Neste ano, a montadora já entregou 84 unidades em agosto. Os veículos fazem parte de um lote total de 1,2 mil unidades e serão utilizados por estados e municípios para o transporte de, aproximadamente, 50 mil alunos em regiões rurais do Brasil.
Márcio Querichelli, líder da Iveco para a América do Sul, diz que a negociação reafirma a posição de destaque da marca no programa. “A ação governamental é um passo fundamental para o futuro do país, e temos muito orgulho em fazer parte dessa iniciativa com cerca de 8,5 mil produtos.”
Além do Caminho da Escola, a marca entregou em agosto 66 unidades do chassi 150S21 para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). “No segmento de transporte de cargas, vencemos outras licitações. Destaco a venda de um lote de 32 unidades do Tector 150E21 para o Instituto Água e Terra do Paraná, e a entrega de dez unidades do Tector compactador de resíduos para o governo federal”, diz Renato Perrotta, gerente de vendas ao governo da Iveco.
Chassi 10-190 –
O modelo de dez toneladas, projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), tem capacidade para 44 alunos e conta com o dispositivo de poltrona móvel para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. O sistema posiciona a poltrona do lado de fora do ônibus, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento. O equipamento não reduz a capacidade de passageiros, como acontece em veículos adaptados que utilizam elevador para cadeiras de rodas, e proporciona uma viagem com o mesmo nível de conforto para todos os passageiros.
O chassi possui um motor NEF 4 ID, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 190 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 610 Nm, disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.
A transmissão utilizada é Eaton FS 6206B, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O veículo oferece equipamentos como: dispositivo automático de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, para circulação em terrenos irregulares.
O 10-190 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada.