A Tupy, por meio da sua subsidiária MWM, fechou contratos para o fornecimento de mais de 50 motores marítimos destinados a duas frentes estratégicas de transporte aquático no estado de São Paulo: a modernização das balsas no Guarujá, no litoral paulista, e o fortalecimento do transporte coletivo hidroviário na capital.
No litoral, a MWM deu início à entrega das primeiras unidades de motores para equipar as balsas operadas pelo departamento hidroviário da secretaria de meio ambiente, infraestrutura e logística (Semil). Os motores de centro com seis cilindros, 7.2 litros e 360 hp de potência contínua oferecem maior eficiência, segurança operacional e baixos níveis de emissões. Até o fim de 2025, mais de 50 unidades serão entregues, impulsionando o transporte público por vias navegáveis e beneficiando milhares de usuários que dependem dessas embarcações para se locomover entre as cidades costeiras.
Na capital, a Tupy avança com o fornecimento de motores a diesel para embarcações, para transporte de passageiros, que operam sob concessão da SPTrans. A iniciativa substitui motores a gasolina por alternativas a diesel, em conformidade com as normas da Marinha do Brasil, que proíbem o uso de combustíveis com ponto de fulgor inferior a 60°C em embarcações com arqueação bruta superior a 20. Além da segurança, a tecnologia proporciona maior autonomia, redução de até 40% no consumo de combustível e menores custos de manutenção — fatores essenciais para a operação intensiva dessas embarcações.
“Esses contratos marcam um passo importante na consolidação da Tupy como uma referência em soluções para mobilidade, especialmente trazendo alternativas para a descarbonização viável. No segmento náutico, contamos com um portfólio robusto e versátil, com marcas próprias e representações, que atende desde embarcações comerciais até as de lazer. A ampliação da nossa presença no setor náutico é motivada pela combinação das nossas competências com as oportunidades que enxergamos no Brasil, um país que possui uma costa privilegiada, com cerca de 7.500 quilômetros de litoral — o 15º maior do mundo”, comenta Gueitiro Genso, diretor vice-presidente de novos negócios e inovação.
Como parte dessa frente, a MWM mantém uma colaboração estratégica com a sueca OXE Marine para introduzir no Brasil motores de popa de alta performance. Um exemplo é a embarcação Talha-Mar, que passou a operar com o motor OXE Diesel no trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, na Represa Billings. Locado pela empresa Vivant e operado pela BK, o barco transporta até 48 passageiros, reduzindo o tempo de deslocamento de 1h30, via ônibus, para apenas 17 minutos — com mais conforto, agilidade e menor impacto ambiental.
Além disso, a MWM firmou parceria com a Empresa Internacional Marítima para renovar a embarcação Biguá I, também na represa Billings. Com capacidade para 30 passageiros, o barco passará a operar com o motor 4.8L de 250hp, com rabeta Konrad, elevando a eficiência operacional e a economia de combustível. “Nosso foco é oferecer tecnologias que unam desempenho, segurança e sustentabilidade. Um exemplo disso é a substituição de motores a gasolina por motores a diesel, que pode reduzir em até 35% as emissões de gases de efeito estufa, além de atender às normas de segurança e oferecer melhor performance”, diz Genso.