Antigos problemas pedem novas soluções

O jornalista Ariverson Feltrin já alertava, em 1996, sobre os riscos dos transportes alternativos que surgem para suprir as mazelas do transporte regular nas grandes cidades

Marcia Pinna

A 35ª edição da revista Technibus, publicada em dezembro de 1996, trouxe uma série de discussões sobre o universo da mobilidade que ainda estão em pauta nos dias de hoje. O editor da publicação na época, o saudoso Ariverson Feltrin, abordava em seu editorial os problemas decorrentes do aumento do transporte clandestino nas cidades brasileiras. Se no passado eram os perueiros, hoje São Paulo sofre a pressão para liberação dos mototáxis, que já atuam em diversos centros urbanos do país.

“Trata-se de um problema nacional que está tirando o sono e as perspectivas de muitos empresários de ônibus. O perueiro é fruto de uma oportunidade de mercado, pois existe uma demanda de passageiros. É também resultado de permissibilidade das autoridades, que amolecem diante da pressão de grupos organizados”, alertava o editor nos anos 90.

Muito antes do surgimento Lat.Bus, a revista apresentava uma reportagem, assinada pelo próprio Ari, sobre a ExpoBus 96, já promovida pela OTM Editora. O evento teve o passageiro no centro das preocupações dos mais de 150 expositores que participaram “da maior mostra de tecnologia e negócios de ônibus da América Latina” de então.

Outro destaque da edição 35 da Technibus é uma entrevista com Maxwell Cola Gazola, do Grupo Itapemirim. O diretor-superintendente da Viação Itapemirim e da Tecnobus, falava sobre o lançamento do novo Tribus e da transição sucessória no grupo, que foi coordenada pelo consultor João Bosco Lodi. É interessante conhecer a história dessa emblemática empresa de transporte rodoviário, cuja trajetória tem sido atribulada. Após três anos de sua falência, que ocorreu em setembro de 2022, a Itapemirim teve o processo de venda da marca e dos ativos decretada pela Justiça nesta semana.

E a Technibus 35 apresentava muitos outros assuntos relevantes, como o uso da tecnologia no transporte público, lançamentos da indústria, os projetos da SPTrans para “ordenar o caos” no trânsito da capital paulista e muito mais. Tudo sob a batuta do jornalista Ariverson Feltrin, que faleceu em julho de 2011 – um especialista em transportes e, sobretudo, um apaixonado pelo ônibus.

Confira a edição completa: Technibus 35

Consulte o Acervo OTM Editora

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também