Segundo informações da Caio fornecidas à Technibus, a encarroçadora está apresentando ao mercado brasileiro um novo protótipo de carroceria para chassis elétricos: o eApache VIP V elétrico, com chassi Volkswagen. Os testes do novo modelo serão realizados pela Viação Osasco, a partir de 17 de setembro. O eApache VIP elétrico irá trafegar inicialmente em trechos urbanos da cidade de Osasco (SP), em caráter experimental, nas diferentes rotas do transporte coletivo do município.
Além do novo modelo elétrico, estará em operação no município também o eMillennium, com chassi Scania de 15 metros, com sistema de eletrificação Eletra e baterias WEG, já conhecido no mercado nacional. O CEO do Grupo Caio, Paulo Ruas, destaca que esse novo modelo “reflete o comprometimento da marca com as inovações tecnológicas e sustentáveis do mercado, atrelado ao design do modelo urbano mais vendido no país: o Apache VIP Caio”.
Novo modelo elétrico –
O ônibus preparado para elétrico, modelo Apache VIP, quinta geração, comporta até 83 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 42 em pé, um cobrador e um motorista. O protótipo foi encarroçado sobre chassi Volkswagen 17-230 ODS Full Air, piso alto, de 12 metros, com sistema de eletrificação Plugin.
Com embarque dianteiro, o veículo foi equipado com três portas tipo fole (dianteira, central e traseira), localizadas ao lado direito da carroceria. Todas possuem acionamento elétrico e de emergência. As poltronas são injetadas e totalmente estofadas, com encosto de cabeça. Dos 38 assentos, seis são reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, e dois para pessoas com obesidade.
Outro item de acessibilidade é o elevador semiautomático, na porta central, e o espaço exclusivo para cadeirante ou pessoa com deficiência visual, acompanhada por cão-guia. As tecnologias embarcadas do eApache incluem ar-condicionado elétrico, catraca eletrônica, alarme de ré com atenuador noturno, sensor de ré no para-choque traseiro, tomadas USB nas laterais do salão, iluminação interna em Led e nas caixas de porta (para os degraus), pontos para a instalação de microcâmeras e validador.
Este modelo também possui teclado com sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas na parte elétrica do ônibus, proporcionando maior segurança durante o trajeto. Conta ainda com quatro itinerários eletrônicos em Led, localizados na parte frontal, traseira, lateral direita e na base do painel da carroceria, todos acompanhados por um controlador, instalado no painel do motorista.
A Caio já havia exportado 32 ônibus urbanos Apache VIP na versão elétrica para a empresa Link Service, da cidade de Rancagua, região central do Chile. Os veículos forma incorporados à frota de ônibus em operação, que realiza o transporte de colaboradores que trabalham na Mina de El Teniente.