Goiânia recebe dez ônibus elétricos

Os ônibus elétricos são inteiramente fabricados no Brasil com tração e integração Eletra, chassi Scania e Mercedes-Benz, carroceria Caio e motor elétrico, inversor e bateria WEG; também serão incorporados à frota 50 ônibus a diesel

Redação

 Goiânia recebe nesta terça-feira (20 de agosto), mais dez ônibus elétricos de 15 metros, piso alto, cada um com capacidade para 94 passageiros e um cadeirante. Os modelos elétricos são inteiramente fabricados no Brasil com tração e integração Eletra, chassi Scania e Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillenium e motor elétrico, inversor e bateria WEG. Os ônibus têm wi-fi, tomadas USB e ar-condicionado.

Em setembro do ano passado, a cidade já havia recebido um ônibus elétrico de 15 metros, piso baixo, para operação da HP Transportes, e outro piso baixo para Expresso Araguaia. Os dois ônibus elétricos, que já operam em Goiânia desde setembro de 2023, rodaram 77.104 km, o que representa 145,4 toneladas a menos de poluentes na atmosfera, superando as expectativas.

Com a entrega de mais cinco ônibus elétricos 15 metros para a HP e outros cinco para a Expresso Araguaia, em um ano, apenas dez deles emitirão 6.977,2 toneladas a menos de CO2 na atmosfera, garantido mais saúde para os cidadãos de Goiânia.

Renovação-

Além dos modelos elétricos, a capital de Goiás também recebeu 50 ônibus a diesel, todos com portas de ambos os lados para facilitar o embarque e desembarque. Os ônibus a diesel, que atendem às normas Euro 6, transportam até 103 pessoas, com 38 assentos disponíveis. Além disso, todos os veículos são equipados com sistemas modernos de segurança e conforto, incluindo climatização, revestimento antiderrapante no assoalho, bloqueador de portas, tomadas USB, campainha sem fio e monitoramento por câmeras internas. Também possuem um sistema de sonorização que anuncia a próxima parada.

A nova frota deve começar a circular em 31 de agosto, no BRT Norte-Sul e no Eixo Anhanguera.

Veja também