Scania comemora a retomada do mercado de ônibus

A montadora já fechou negócios com as empresas Gontijo, Expresso Nordeste, Guerino Seiscento, Viação Santa Cruz, Viação Boa Esperança, Viação Bueno, Viação Evolução, Top Rio, Santa Maria e União Santa Cruz

Sonia Moraes

A Scania já visualiza uma perspectiva positiva para o mercado de ônibus rodoviários e acredita que o desempenho deste segmento seja melhor neste ano. “Este mercado está apresentando uma recuperação e voltando a comprar. Em nossa carteira temos mais de 150 pedidos de ônibus rodoviários de dez importantes clientes para serem entregues e também encomendas chegando para o segundo semestre”, revelou Celso Mendonça, gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, durante evento realizado em São Paulo.

Os negócios foram fechados com as empresas Gontijo, Expresso Nordeste, Guerino Seiscento, Viação Santa Cruz, Viação Boa Esperança, Viação Bueno, Viação Evolução, Top Rio, Santa Maria e União Santa Cruz. 

A Viação Santa Cruz, que está prestes a comemorar 65 anos de história, comprou um lote de 33 modelos K 370 4×2 com os novos motores Euro 6, que, segundo a Scania, são mais rentáveis, econômicos e menos poluentes. A nova frota chegará para marcar a data comeorativa de uma das mais tradicionais empresas de transporte de passageiros do país, que tem o seu foco cada vez mais voltado para os valores ESG.

A Guerino Seiscento adquiriu 16 chassis do modelo K 410 6×2. Todos terão carroceria com poltronas leito e semileito, de couro, novo design de cores, entrada USB para aparelho celular, cortinas individuais, descansa pés e ar-condicionado. A nova frota começará a circular a partir de junho no itinerário de Campo Grande (MS) até São Paulo, passando por Tupã (sede da empresa), Marília, Bauru, Botucatu, entre outras cidades paulistas. A tradicional operadora, que começou sua história em 1946, atua em âmbito nacional em seis estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Mendonça comentou que o mercado de ônibus rodoviário, que foi muito impactado pela pandemia com as restrições de circulação das pessoas, ficou sem renovar as frotas, e agora há uma necessidade de fazer a renovação para evitar aumento de custos com a quilometragem elevada dos veículos, além de atender a grande quantidade de passageiros que voltou a viajar de ônibus por causa dos altos preços das passagens aéreas.

“No ano passado, o mercado de rodoviários retomou as compras no último trimestre, e a Scania vendeu tudo o que tinha de modelos Euro 5. Este ano, por causa das compras recentes, começou lento, mas agora voltou a aquecer com vários pedidos chegando”, disse o executivo. “Estamos tendo muita procura por motores de alta potência e os veículos estão mais econômicos, falamos em 8%, mas dependendo da operação já passa de 10%.”

Mendonça afirmou que a Nova Geração de Ônibus da Scania, equipada com os motores Euro 6, é um sucesso entre os clientes. “Estamos oferecendo um custo total de operação muito atrativo e eficiente, com superior economia de combustível associada a excelentes propostas de soluções financeiras e de operação.”

Para o mercado brasileiro, a Scania está mantendo o foco na produção de ônibus rodoviários e destinando a produção de modelos urbanos movidos a gás para os países da América Latina. “Temos quase três mil ônibus a gás vendidos na América Latina e somente na Colômbia são mais de dois mil modelos em operação”, disse Mendonça. Os ônibus elétricos estão em testes no Brasil, mas não há previsão de iniciar a sua comercialização.

A Scania mantém o foco na produção de ônibus rodoviários (Divulgação)

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